MICROBIOLOGIA

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Microbiologia

Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas

Área de conhecimento: Ciências Biológicas

Site do programahttp://www.microbiologia.icb.u...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Desde 1992, o doutorado em Microbiologia da UFMG capacita docentes do ensino superior para a melhor formação discente, o desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada, com perspectivas para a transferência do conhecimento para a iniciativa privada, atendendo à demanda existente no país e na América Latina pela ampliação de pesquisadores qualificados na área.

O doutorado tem destacada contribuição na formação de recursos humanos em microbiologia para instituições brasileiras e estrangeiras, o que pode ser avaliado pelo destino dos egressos do Programa, que ocupam cargos ou funções nos centros acadêmicos, de saúde ou de biotecnologia no Brasil e no exterior.

Com reconhecida tradição nacional e internacional, o curso é avaliado com o conceito 7 pela Capes. Seus egressos estão aptos a atuar na pesquisa acadêmica e no desenvolvimento científico e tecnológico nas sub-áreas da microbiologia (bacteriologia, micologia e virologia) bem como nas áreas relacionadas à biotecnologia.

Para tanto, o Programa investe na continuidade e no aprimoramento dos grupos de pesquisa consolidados, estimula e dá suporte ao desenvolvimento de áreas negligenciadas e prioritárias na microbiologia, com interfaces na biotecnologia, ciência ambiental, saúde e sanidade animal. Suas linhas de pesquisa buscam contemplar a complexidade e a diversidade da participação dos microrganismos nos seus diferentes campos de atuação.

Boa parte dos egressos do curso realiza estágio pós-doutoral em instituições brasileiras ou no exterior, sendo os Estados Unidos e países da Europa os destinos mais procurados. Levantamento recente mostra que os egressos desempenham atividades de ensino e pesquisa ou atuam em empresas privadas, no desenvolvimento de processos e/ou produtos, ocupando, assim, uma ampla faixa do mercado de trabalho.

Código do curso: 2184

Período da versão: 2018/1

Aprovação: 04/07/2017

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM MICROBIOLOGIA

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2019 20 20 0
2020 20 20 0

Créditos para integralização: 35

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 8