CIÊNCIAS E TÉCNICAS NUCLEARES

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Ciências e Técnicas Nucleares

Unidade acadêmica: Escola de Engenharia

Área de conhecimento: Engenharia

Site do programa: http://www.cctn.nuclear.ufmg.b...

Plataforma Sucupirahttps://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Criado em 2006, o doutorado Ciências e Técnicas Nucleares da UFMG funciona no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ciências e Técnicas Nucleares (PCTN), um dos mais antigos do país na área de engenharia nuclear – o mestrado, aberto em 1968, tendo sido o primeiro da UFMG na área de Ciências Exatas, cobria desde o início ampla gama de áreas de conhecimento específicas da área nuclear, como física e engenharia de reatores, segurança de usinas nucleares, aplicações de radioisótopos, instrumentação nuclear, técnicas de radioproteção e dosimetria.

O doutorado se beneficia da experiência e da excelência das pesquisas que tiveram início no Instituto de Pesquisas Radioativas, criado na Escola de Engenharia em 1952.

O Programa tem como finalidade oferecer ambiente e recursos adequados para a formação de pessoal qualificado técnica e cientificamente para o exercício de atividades técnico-profissionais, de ensino e de pesquisa científica e tecnológica nas áreas relacionadas com as ciências e técnicas nucleares, energia nuclear e suas aplicações, e ao planejamento energético. 

Como os discentes do doutorado têm origem em várias áreas de conhecimento, os princípios básicos relativos às aplicações da energia nuclear em diversos campos são adquiridos em disciplinas obrigatórias para nivelamento de conteúdo. Outras disciplinas representam o caráter multidisciplinar característico da área nuclear e objetivam ampliar e diversificar os assuntos representados na grade curricular.

Assim, o PCTN entrega ao mercado profissionais altamente capacitados no manuseio das diversas tecnologias e, aos meios acadêmicos, pesquisadores comprometidos com o pensamento de uma área específica, porém com sólida formação nos aspectos fundamentais da engenharia nuclear. 

Os egressos alcançam alto índice de aprovação em concursos públicos de instituições de ensino, pesquisa e empresas e indústrias governamentais, bem como em cargos em empresas e indústrias privadas, como hospitais, clínicas, serviços de radioproteção e de monitoração ambiental.

Código do curso: 3181

Período da versão: 2018/1

Aprovação: 04/07/2017

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM CIÊNCIAS E TÉCNICAS NUCLEARES

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 12 0 12
2024 14 14 0

Créditos para integralização: 36

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 8