CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação

Unidade acadêmica: Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Área de conhecimento: Ciências da Saúde

Site do programahttp://www.eeffto.ufmg.br/eeff...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Em consonância com a perspectiva teórica do modelo da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), proposto em 2001 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os trabalhos científicos desenvolvidos no doutorado em Ciências da Reabilitação da UFMG têm como foco o desempenho funcional humano nos aspectos relevantes da vida dos indivíduos em distintos grupos etários, contextos e situações de vida e de saúde.

Ao utilizar estrutura conceitual multidimensional reconhecida internacionalmente, o curso estimula pesquisas inter e transdisciplinares que contribuam para aprimorar e avançar o conhecimento no campo da reabilitação.

O objeto de interesse no processo investigativo não é a doença em si, mas as manifestações funcionais expressas na relação entre as características da condição de saúde e os fatores dos contextos pessoal e ambiental que influenciam os componentes de estrutura, função do corpo, atividade e participação social.

Além dos conteúdos relacionados a essa base conceitual, o curso oferece disciplinas obrigatórias que propiciam ao aluno base sólida de formação no método científico.

O doutorado funciona no âmbito do primeiro programa em Pós-graduação em Ciências da Reabilitação criado no Brasil, aprovado pela Capes em 2002.

Código do curso: 3581

Período da versão: 2019/1

Aprovação: 08/01/2019

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2020 15 0 15

Créditos para integralização: 36

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 8