SOCIOLOGIA

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Sociologia

Unidade acadêmica: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Área de conhecimento: Ciências Humanas

Site do programa: http://www.fafich.ufmg.br/poss...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

O doutorado do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFMG tem como objetivo desenvolver atividades de excelência nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Forma pesquisadores e docentes capazes de produzir conhecimento científico qualificado e articulado em redes nacionais e internacionais e de adequar esse saber a fim de levá-lo para além dos limites da Universidade.

Seus egressos são profissionais altamente qualificados em termos teóricos, técnicos e metodológicos para atuar nos setores empresarial – particularmente empresas de consultoria e pesquisa – e público, nas áreas de ensino, pesquisa, planejamento e desenvolvimento social.

O curso tem formação e produção acadêmica, com base em métodos quantitativos, definitivamente estabelecida, assim como a consistência empírica dos trabalhos de pesquisa, tanto quantitativos quanto qualitativos. O Programa também tem longa tradição na realização de pesquisas aplicadas que buscam subsidiar políticas públicas – a existência desse tipo de produção não se dá em detrimento da produção científica "pura", o que pode ser observado pelo extraordinário crescimento das publicações de seus professores e alunos em periódicos qualificados.

Desde sua conformação, o Programa guarda significativa inserção internacional, que se observa tanto pelas parcerias com universidades estrangeiras, em particular, dos Estados Unidos, da África do Sul e da França, quanto pelos financiamentos internacionais obtidos de instituições de renome.

Código do curso: 0783

Período da versão: 2022/1

Aprovação: 28/12/2021

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM SOCIOLOGIA

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 14 14 0
2024 14 14 0

Créditos para integralização: 38

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 8