CIÊNCIAS DO ESPORTE

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Ciências do Esporte

Unidade acadêmica: Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Área de conhecimento: Ciências da Saúde

Site do programa: http://www.eeffto.ufmg.br/eeff...

Plataforma Sucupirahttps://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

O curso de doutorado em Ciências do Esporte da UFMG, iniciado em 2008, visa formar pesquisadores autônomos capazes consumir e transmitir ciência, avaliar projetos, além de elaborar e conduzir suas próprias linhas de pesquisa.

Funcionando no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ciências do Esporte, tem como objetivos específicos formar pesquisadores e professores, sendo estes principalmente para o ensino superior; produzir conhecimento científico na área das ciências do esporte que também possa ser utilizado por treinadores e permitir o desenvolvimento de tecnologia de alto nível que contribua para a otimização do treinamento esportivo.

O curso usufrui da estrutura do Centro de Treinamento Esportivo (CTE), que possui o Centro de Pesquisas Avançadas em Treinamento Esportivo e oferece ambiente para pesquisas em condições similares às dos melhores centros existentes no mundo. As pesquisas realizadas no curso abrangem campos como análise biomecânica da técnica esportiva, análise de fatores psicossociais do rendimento esportivo, aquisição de habilidades motoras e termorregulação, metabolismo e fadiga nas atividades esportivas.

Avaliação sobre a atuação dos egressos do curso mostra como característica importante a busca pela continuidade na formação acadêmica, o que pode ser confirmado pelo número de mestres formados pelo Programa de Pós-graduação em Ciências do Esporte que ingressaram recentemente no curso de doutorado, seja na UFMG ou em outras instituições nacionais.

Os registros também mostram egressos do doutorado que passaram a integrar o corpo docente de instituições de pesquisa em vários estados do país, perspectiva que reitera a função social dos programas de pós-graduação, ao formar recursos humanos qualificados e ampliar o número de grupos e núcleos de pesquisas.

Código do curso: 1281

Período da versão: 2019/2

Aprovação: 07/06/2019

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM CIÊNCIAS DO ESPORTE

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 30 30 0
2024 27 27 0

Créditos para integralização: 32

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 8