PSICOLOGIA

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia

Unidade acadêmica: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Área de conhecimento: Ciências Humanas

Site do programa: http://www.fafich.ufmg.br/ppgp...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Com início das atividades em 2008, o doutorado em Psicologia da UFMG forma pesquisadores e docentes altamente qualificados e oferece ambiente para o desenvolvimento de modalidades de investigação voltadas para a compreensão e solução de problemas psicológicos e sociais que rompam a lógica unidisciplinar, através do trânsito por campos distintos do conhecimento. Também promove a articulação entre a produção do conhecimento e as práticas voltadas para as necessidades da população e a formação de núcleos de excelência em investigação/intervenção, articulados a núcleos de pesquisa nacionais e internacionais.

O curso tem como objetivo geral o aprofundamento do conhecimento acadêmico, bem como o desenvolvimento de docentes para atividades de magistério no ensino superior e de pesquisa em Psicologia.

O egresso está apto a orientar grupos de pesquisa e agir de maneira autônoma, preparar e conduzir atividades acadêmicas ligadas à docência em graduação e em pós-graduação e desenvolver atividades de extensão vinculadas ao seu campo de pesquisa.

O Programa de Pós-graduação em Psicologia, no qual o doutorado se insere, tem buscado estabelecer e ampliar intercâmbios que consolidem seu progressivo processo de internacionalização. Também incentiva propostas acadêmicas que envolvam graduação e pós-graduação, a fim de despertar, fortalecer e promover o interesse pela continuidade da formação, por meio da inserção em programa de pós-graduação e pela atuação profissional dos egressos como professores-pesquisadores.

Código do curso: 2981

Período da versão: 2018/1

Aprovação: 04/07/2017

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM PSICOLOGIA

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 20 20 0
2024 16 16 0

Créditos para integralização: 44

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 8