MÚSICA

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Música

Unidade acadêmica: Escola de Música

Área de conhecimento: Linguística, Letras e Arte

Site do programa: http://www.musica.ufmg.br/ppgm...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Em atividade desde 2012, o doutorado em Música da UFMG foi criado com o objetivo de desenvolver a capacidade de propor e conduzir pesquisas originais, de forma autônoma, em música e áreas afins, podendo estar associado a uma prática artística de alto nível.

Dada a variedade de temas e abordagens existentes nas suas linhas de pesquisa, o curso não busca formar alunos em um único perfil – dentre os egressos há músicos profissionais, demais profissionais da área musical e campos afins, pesquisadores e professores de ensino fundamental, médio ou superior.

A não utilização de áreas de concentração na estruturação do curso justifica-se pelo reconhecimento de que as características próprias do fazer e pensar musical demandam um ferramental teórico de diferentes setores do conhecimento, privilegiando a transversalidade entre suas linhas de pesquisa.

A importância regional do Programa de Pós-graduação em Música, na qual o doutorado se insere, pode ser avaliada não apenas por seu pioneirismo, mas também pela presença de alunos de várias regiões do país e também estrangeiros, principalmente da América Latina. Os alunos do curso apresentam formações bastante variadas, incluindo graduações em outros campos das artes, ciências exatas, humanas e saúde. 

Código do curso: 0881

Período da versão: 2018/1

Aprovação: 04/07/2017

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM MÚSICA

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 32 0 32
2024 32 0 32

Créditos para integralização: 24

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 8