CONTROLADORIA E CONTABILIDADE

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade

Unidade acadêmica; Faculdade de Ciências Econômicas

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Site do programa: http://www.cepcon.face.ufmg.br...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Criado em 2016, o doutorado em Controladoria e Contabilidade da UFMG inicia suas atividades no segundo semestre letivo de 2017. O curso se beneficia da larga experiência do Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade, que funciona com o nível de mestrado desde 2007, é pioneiro em Minas Gerais e tem se consolidado como um centro de excelência no ensino e na pesquisa de contabilidade no país.

Também no doutorado, a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade são características importantes e evidenciadas nas publicações do seu corpo docente.

Os egressos do programa devem possuir sólida formação técnica e científica e capacidade crítica para produzir mudanças no seu ambiente e melhorar a qualidade do ensino e pesquisa em contabilidade no Brasil.

O doutorado tem como objetivo promover a formação de pessoas com qualificação técnica e científica para exercerem atividades de ensino e pesquisa, além de oportunizar o aprofundamento em conhecimentos profissional e acadêmico para possibilitar o desenvolvimento das habilidades necessárias à condução e desenvolvimento de pesquisas em contabilidade e controladoria.

São também objetivos do curso oferecer aos alunos formação teórica e prática que garanta proficiência científica para a resolução de problemas nas áreas de contabilidade e controladoria; capacitar profissionais com sólida formação em contabilidade e controladoria para atuar em organizações dos setores privado e público; formar professores que possam atuar com competência no ensino de graduação e de pós-graduação em contabilidade e controladoria;qualificar o corpo docente e de pesquisadores de instituições de ensino superior de Minas Gerais e de outras regiões do Brasil;preparar pesquisadores para desenvolver e dirigir pesquisas nas áreas de contabilidade e controladoria. 

Código do curso: 0581

Período da versão: 2020/1

Aprovação: 20/02/2020

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM CONTROLADORIA E CONTABILIDADE

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 14 7 7
2024 14 14 0

Créditos para integralização: 40

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 8