Currículo, Ensino E Avaliação Em Ciências I

Voltar para o início

Ementa

Discutiremos as bases teóricas do ensino moderno de ciências e engenharia a partir de pesquisas do construtivismo e das ciências da aprendizagem. Estratégias essenciais dos currículos modernos de ciências, como o uso de mediações tecnológicas, e das práticas epistêmicas de ciências e engenharia serão utilizadas para o ensino de ciências, com o intuito de promover ao(à) estudante o desenvolvimento competências e habilidades que cientistas e engenheiros(as) utilizam. Além disso, fundamentando em Paulo Freire, consideramos o contexto, os entendimentos, o conhecimento prévio e a linguagem dos aprendizes, no sentido de tornar a ciência relevante e significativa para a vida do(a) aluno(a).Também vamos explorar quais são as dificuldades que os(as) alunos(as)tem em conceitos de ciência e por quê. Aprofundaremos as práticas de ciências e engenharia, com exemplos concretos de implementação em sala de aula.

Código da disciplina: ICB549

Tipo da atividade: obrigatória

Créditos mínimo: 4

Carga horária (horas):

Teórica Prática Total
60 0