ANÁLISE E MODELAGEM DE SISTEMAS AMBIENTAIS

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais

Unidade acadêmica Instituto de Geociências

Área de conhecimento: Interdisciplinar

Site do programa: http://www.igc.ufmg.br/index.p...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Marcado pela sinergia entre diferentes áreas de conhecimento e pela heterogeneidade dos corpos docente e discente, o curso de mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, do Instituto de Geociências da UFMG, enfatiza a aplicação de geoprocessamento, sensoriamento remoto e modelagem computacional para o estudo de sistemas ambientais, por serem sistemas com expressão territorial sob uma visão integrada das interrelações entre seus componentes socioeconômicos, políticos, culturais, em meios físico e biótico.

Ao aprofundar o conhecimento profissional e acadêmico, o Programa forma pessoal qualificado técnica e cientificamente para o exercício de atividades profissionais na área, bem como de ensino e pesquisa.

Para profissionais ligados direta ou indiretamente a estudos e pesquisas na área ambiental, o mestrado possibilita a discussão de novas abordagens analíticas e críticas que os conduzam a uma prática profissional mais eficiente e à habilidade para executar pesquisas.

Especial ênfase é dada no Programa às aplicações de sensoriamento remoto, geoprocessamento, análise espacial e modelos de simulação computacional em estudos de gestão de paisagem, análise urbana, economia ambiental, planejamento territorial, ecologia de paisagem, interação clima e biosfera e recursos hídricos.

Recebe graduados em diversos campos do saber, como ecólogos, engenheiros ambientais, florestais, agrônomos, analistas de sistema, matemáticos computacionais, estatísticos, geógrafos, geólogos, arquitetos e biólogos. 

Código do curso: 1953

Período da versão: 2024/1

Modalidade: ACADÊMICO

Nível: MESTRADO

Titulação conferida: MESTRE EM ANÁLISE E MODELAGEM DE SISTEMAS AMBIENTAIS

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 22 0 22
2024 22 0 22

Créditos para integralização: 24

Semestres para integralização:

Mínimo: 2

Máximo: 4