CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação

Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (ICEx)

Área de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra

Site do programa: https://www.dcc.ufmg.br/pos/cu...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

O curso de mestrado em Ciência da Computação da UFMG funciona no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, um dos mais antigos e bem estabelecidos na área de Ciência da Computação no país, tendo conceito 7 na avaliação da Capes.

Criado em 1974, o mestrado tem se pautado pela excelência acadêmica tanto na formação de recursos humanos quanto na execução de pesquisa e publicação dos resultados em conferências e periódicos internacionais de alta visibilidade. Mais de mil mestres já foram formados pelo curso.

A trajetória de qualidade do curso é demonstrada pelas premiações recebidas em pesquisas de seus docentes e egressos, bem como na presença de alunos vindos de todas as regiões do Brasil e de outros países da América Latina e da Europa.

O curso tem por finalidade proporcionar ao estudante aprofundamento do saber na área de computação que lhe permita alcançar padrão de competência científica ou técnico-profissional, assim como oferecer, dentro da Universidade, ambiente e recursos adequados para o desenvolvimento da pesquisa científica na área de computação.

Os resultados do curso se estendem para além da produção científica e se destacam também na transferência de conhecimento e protótipos de tecnologia para a indústria. O Programa é reconhecido nacionalmente como referência na criação de startups de alta tecnologia, particularmente voltadas para a Web. A partir de projetos de pesquisa conduzidos nos laboratórios de pesquisa do Programa, nasceram empresas de alta tecnologia que se tornaram casos de referência no país.

Código do curso: 3451

Período da versão: 2020/2

Aprovação: 11/05/2020

Modalidade: ACADÊMICO

Nível: MESTRADO

Titulação conferida: MESTRE EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 84 52 32
2024 84 52 32

Créditos para integralização: 22

Semestres para integralização:

Mínimo: 2

Máximo: 4