CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação

Unidade acadêmica: Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Área de conhecimento: Ciências da Saúde

Site do programawww.eeffto.ufmg.br/eeffto/pos_...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Pautado no modelo da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), proposto em 2001 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o mestrado em Ciências da Reabilitação da UFMG desenvolve pesquisas relacionadas ao desempenho funcional humano, nos aspectos relevantes da vida do indivíduo inserido em diferentes grupos etários, contextos e condições de vida e de saúde.

O objeto de interesse no processo investigativo não é a doença em si, mas as manifestações funcionais expressas na relação entre as características da condição de saúde e os fatores dos contextos pessoal e ambiental que influenciam os componentes de estrutura, função do corpo, atividade e participação social.

Com a utilização de um modelo interdisciplinar e internacional que visa integrar informações e contribuir para definir o papel das profissões da área de reabilitação no estudo do desempenho funcional humano, o curso estimula pesquisas que contribuam para aprimorar e avançar a compreensão dos processos de funcionalidade e de incapacidade humana.

Além dos conteúdos relacionados a essa base conceitual, o curso oferece disciplinas obrigatórias que propiciam ao aluno base sólida de formação no método científico.

O mestrado funciona no âmbito do primeiro programa em Pós-graduação em Ciências da Reabilitação criado no Brasil, aprovado pela Capes em 2002.

Código do curso: 3551

Período da versão: 2019/1

Aprovação: 08/01/2019

Modalidade: ACADÊMICO

Nível: MESTRADO

Titulação conferida: MESTRE EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 24 0 24
2024 29 0 29

Créditos para integralização: 24

Semestres para integralização:

Mínimo: 2

Máximo: 4