CIÊNCIA POLÍTICA

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Ciência Política

Unidade acadêmica: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Área de conhecimento: Ciências Humanas

Site do programa: http://www.fafich.ufmg.br/ppgc...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

A pós-graduação stricto sensu em Ciência Política da UFMG é a mais antiga do país, tendo iniciado suas atividades em 1966, com a criação do curso de mestrado. Plenamente consolidado e considerado como de excelência pela Capes, o Programa de Pós-graduação em Ciência Política (PPGCP) tem dado importante contribuição para a produção científica na disciplina, destacando-se por sua inserção em redes internacionais, pela pluralidade de grupos de pesquisa e pela sua centralidade nos debates da ciência política brasileira.

Fazem parte dessa história de cinco décadas alguns dos principais quadros da ciência política do país, tendo tido o Programa um papel de liderança na construção do próprio campo de conhecimento em que se insere. Paulatinamente, o curso se consolidou por sua excelência na formação de jovens pesquisadores que deram continuidade à formação pós-graduada no exterior ou em outras instituições do país.

O mestre formado pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFMG deve ter sólida formação em teoria política e metodologia, sendo capaz de atuar profissionalmente em organizações de pesquisa, consultoria e gestão ou de, prontamente, ingressar em um curso de doutorado de ponta no Brasil ou no exterior. O egresso do curso de mestrado deverá ter, ainda, experiência na produção de trabalhos científicos e na participação em debates sobre conceitos, técnicas e resultados de investigações. 

Código do curso: 0751

Período da versão: 2018/1

Aprovação: 04/07/2017

Modalidade: ACADÊMICO

Nível: MESTRADO

Titulação conferida: MESTRE EM CIÊNCIA POLÍTICA

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 18 18 0
2024 20 20 0

Créditos para integralização: 24

Semestres para integralização:

Mínimo: 2

Máximo: 4