DEMOGRAFIA

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Demografia

Unidade acadêmica: Faculdade de Ciências Econômicas

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Site do programa: http://www.cedeplar.ufmg.br/in...

Plataforma Sucupirahttps://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Criado em 1985, o mestrado em Demografia da UFMG é referência de ensino e pesquisa dentro e fora do país. O curso, classificado em nível de excelência (nota 7) pela Capes, provê treinamento para formação de profissionais altamente qualificados com conhecimento em demografia formal e estudos de população, que atuem no ensino, na pesquisa e na produção de estatísticas demográficas e indicadores socioeconômicos, em instituições governamentais e não governamentais, no Brasil e no exterior.

Sob orientação de corpo docente formado em sua maioria em centros de excelência internacional, seus alunos desenvolvem pesquisas com abordagens demográficas e socioeconômicas apropriadas aos mais diversos contextos.

O curso, que funciona no âmbito o Programa de Pós-graduação em Demografia, dissemina conhecimento através do ensino e da veiculação dos resultados de pesquisas em periódicos de primeira linha, eventos científicos nacionais e internacionais e intercambio de seus docentes.

Levantamento sistematicamente atualizado sobre as trajetórias profissionais dos ex-alunos demonstra que um terço dos egressos atua em docência, fundamentalmente de ensino superior. As opções seguintes têm sido pelo trabalho em órgãos governamentais e entidades produtoras de estatísticas; continuidade na formação acadêmica; atuação em agências internacionais de desenvolvimento.

Código do curso: 0652

Período da versão: 2022/1

Aprovação: 07/02/2022

Modalidade: ACADÊMICO

Nível: MESTRADO

Titulação conferida: MESTRE EM DEMOGRAFIA

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 14 14 0
2024 12 12 0

Créditos para integralização: 32

Semestres para integralização:

Mínimo: 2

Máximo: 5