ENGENHARIA DE ESTRUTURAS

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Estruturas

Unidade acadêmica: Escola de Engenharia

Área de conhecimento: Engenharias

Site do programa: http://www.pos.dees.ufmg.br/

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

De abrangência continental, o mestrado em Engenharia de Estruturas da UFMG recebe, desde 1988, alunos de diversas regiões do Brasil e de países da América do Sul, entre os quais, profissionais e docentes de instituições de ensino superior.

O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Estruturas, no qual o mestrado se insere, forma pessoal qualificado técnica e cientificamente para o exercício das atividades profissionais, de ensino e de pesquisa. O mestrado aprofunda os conhecimentos profissional e acadêmico e possibilita o desenvolvimento da habilidade de executar pesquisa no contexto da área de engenharia de estruturas.

O curso qualifica recursos humanos na área de engenharia de estruturas, com sólidos embasamentos científicos e tecnológicos, em campos como estudos do comportamento de componentes e de sistemas estruturais, considerando os aspectos relacionados ao comportamento dos materiais e aos vários modos de solicitação;  requisitos de desempenho, de design e econômicos, tais como, acústica, ergonomia, modelagem e automação de processos.

O Programa tem tido sucesso em aproximar-se do chamado setor produtivo, com o qual vem interagindo em pesquisas e desenvolvimento tecnológico e no estudo de assuntos mais complexos de interesse comum.

Código do curso: 1454

Período da versão: 2021/1

Aprovação: 29/04/2021

Modalidade: ACADÊMICO

Nível: MESTRADO

Titulação conferida: MESTRE EM ENGENHARIA DE ESTRUTURAS

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 22 22 0
2024 26 26 0

Créditos para integralização: 24

Semestres para integralização:

Mínimo: 2

Máximo: 4