ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção

Unidade acadêmica: Escola de Engenharia

Área de conhecimento: Engenharia

Site do programa: http://www.pos.dep.ufmg.br/ind...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Aberto em 1995, o mestrado em Engenharia de Produção da UFMG caracteriza-se como forte elemento para qualificação de pessoal docente de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas de Minas Gerais.

O principal objetivo do Programa no qual o mestrado se insere é a formação de recursos humanos altamente qualificados, capazes de responder aos novos desafios científicos, tecnológicos e profissionais atuais e futuros. Assim, o curso capacita seu corpo discente tanto a atuar na área acadêmica quanto no mercado formal, interferindo de forma direta na transferência de tecnologia para a sociedade ou na produção de novos conhecimentos na área de Engenharia de Produção. 

O mestrado coloca à disposição dos alunos elenco de disciplinas capazes de prover sólida formação teórica, assim como um percurso de trabalho que estimule a capacidade de criticar, sintetizar e desenvolver novas teorias e mecanismos de implementação das mesmas. Essa formação tem como pilares disciplinas teóricas envolvendo tópicos como teoria da probabilidade, teoria da otimização, análise combinatória, simulação de sistemas, modelagem de sistemas dinâmicos, teoria da complexidade, teoria dos grafos, processos de manufatura, processos de usinagem, estudos sociais de ciência e tecnologia, análise do trabalho e teoria das práticas. 

Código do curso: 1455

Período da versão: 2021/1

Aprovação: 02/02/2021

Modalidade: ACADÊMICO

Nível: MESTRADO

Titulação conferida: MESTRE EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 16 9 7
2024 28 28 0

Créditos para integralização: 19

Semestres para integralização:

Mínimo: 2

Máximo: 4