GEOLOGIA

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Geologia

Unidade acadêmica: Instituto de Geociências

Área de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra

Site do programa: http://www.igc.ufmg.br/index.p...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

O mestrado do Programa de Pós-graduação em Geologia da UFMG, criado em 1988, forma recursos humanos na área de geologia e ciências afins, preparando-os para atuar em campos de estudo da organização e evolução dos terrenos geológicos ou ainda da descrição e gênese de depósitos minerais metálicos e não-metálicos, rochas e minerais industriais, estudos ambientais e hidrogeológicos.

Em um estado com forte tradição mineradora, tais campos de pesquisa atendem de forma abrangente toda a cadeia geradora de novas minas e ainda os desdobramentos econômicos que as envolvem.

Além de responder a uma vocação regional, esses campos de pesquisa refletem uma adequação entre os objetivos do curso, as linhas de pesquisa dominantes no Departamento de Geologia, bem como infraestrutura laboratorial e formação dos docentes.

Nos últimos anos, o Programa tem atendido de forma crescente e com notável sucesso à capacitação de profissionais de países como Colômbia, Alemanha e Portugal.

O suporte analítico para os projetos de mestrado é fornecido pelos laboratórios e pela infraestrutura para trabalhos de campo do Instituto de Geociências (IGC) e do Centro de Pesquisa Professor Manuel Teixeira da Costa (CPMTC), como os de análise química (plasma, fluorescência e difração de raios-X), de caracterização tecnológica de rochas ornamentais, de inclusões fluidas, microscópio eletrônico de varredura com catodoluminescência, além de laboratório de preparação e concentração de minerais pesados.

Os alunos também têm à disposição para suas pesquisas estruturas compartilhadas por meio de intercâmbios, como o Laboratório de Microssonda Eletrônica do consórcio Física-Geologia-Química-CDTN, de outros departamentos da UFMG, de empresas e de outras universidades nacionais e estrangeiras. 

Código do curso: 1952

Período da versão: 2018/1

Aprovação: 04/07/2017

Modalidade: ACADÊMICO

Nível: MESTRADO

Titulação conferida: MESTRE EM GEOLOGIA

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 24 12 12
2024 28 14 14

Créditos para integralização: 18

Semestres para integralização:

Mínimo: 2

Máximo: 4