GEOTECNIA E TRANSPORTES

Voltar para o início

Nome do programa: Mestrado em Geotecnia e Transportes

Unidade acadêmica: Escola de Engenharia

Área de conhecimento: Engenharias

Site do programahttps://www.ufmg.br/pos/geotra...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

O mestrado em Geotecnia e Transportes resulta da agregação de competências acadêmicas instaladas na Escola de Engenharia (especificamente no Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia), no Instituto de Geociências, no Instituto de Ciências Exatas e na Faculdade de Ciências Econômicas.

Com proposta inovadora, o curso forma, por meio de abordagem integrada e interdisciplinar, profissionais com conhecimento técnico-científico-tecnológico para atuar na solução dos desafios que se apresentam na sociedade contemporânea.

O curso vem suprir a demanda de formação de profissionais geotécnicos em barragens de terra e enrocamento, barragens de rejeito, fundações, pavimentação, obras subterrâneas, estruturas de contenção de taludes e encostas e reutilização de materiais (resíduos sólidos e de mineração, materiais de demolição e da construção civil etc.), bem como a demanda de profissionais em transportes, com competência em infraestrutura rodoviária e ferroviária, planejamento e gestão de sistemas de transportes e logística (tanto vinculada à cadeia de abastecimento quanto à logística urbana, associada ao transporte de cargas no contexto das cidades). 

O perfil do aluno é diversificado, em virtude do caráter multidisciplinar da proposta do curso. Os egressos têm a oportunidade de atuar em órgãos públicos, institutos de pesquisa, fundações, universidades e empresas privadas nas áreas afins.

Código do curso: 1457

Período da versão: 2018/2

Aprovação: 14/06/2018

Modalidade: ACADÊMICO

Nível: MESTRADO

Titulação conferida: MESTRE EM GEOTECNIA E TRANSPORTES

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 20 20 0
2024 15 15 0

Créditos para integralização: 18

Semestres para integralização:

Mínimo: 2

Máximo: 4