ENGENHARIA METALÚRGICA, MATERIAIS E DE MINAS

Voltar para o início

Nome de programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas

Unidade acadêmica: Escola de Engenharia

Área de conhecimento: Engenharias

Site do programa: http://www.ppgem.eng.ufmg.br/h...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Em quase cinco décadas de existência, o mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas (PPGEM), criado em 1971, tem mantido padrões de excelência, a partir da adoção de medidas de modernização e incorporação de novas metas e estratégias.

Conceituado pela sua elevada qualidade e pelo seu estreito relacionamento com a indústria, o PPGEM direciona fortemente as suas atividades educacionais e de pesquisa de forma a contribuir para a compreensão e a solução de problemas industriais, além de trabalhar para o desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas em que atua.

O PPGEM forma engenheiros e outros profissionais ligados às engenharias metalúrgica, de materiais e de minas, tornando-os aptos a participar do desenvolvimento tecnológico e científico de Minas Gerais e do país, através da produção de conhecimento e sua disseminação. Os alunos também contribuem para o avanço econômico e social a partir do aprimoramento de técnicas de engenharia e do fortalecimento das bases para inovação e competitividade da indústria.

O curso se caracteriza por forte interação com o setor industrial e com a pesquisa em áreas avançadas do conhecimento – quase a metade das pesquisas de mestrado são realizadas por discentes com vínculo empregatício com empresas ou com instituições de ensino e pesquisa de Minas Gerais e de outros estados brasileiros. Tal processo contínuo multiplicador do conhecimento, em que os alunos atuam posteriormente como agentes difusores nas suas regiões, tem reflexos no aumento de qualidade, produtividade e competitividade do parque industrial-tecnológico brasileiro.

Código do curso: 1553

Período da versão: 2021/2

Aprovação: 16/07/2021

Modalidade: PROFISSIONAL

Nível: MESTRADO

Titulação conferida: MESTRE EM ENGENHARIA METALÚRGICA, MATERIAIS E DE MINAS

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 46 0 46
2024 22 0 22

Créditos para integralização: 18

Semestres para integralização:

Mínimo: 2

Máximo: 4