Festival de Verão 2015

Ciranda de Minas se apresenta no Quinta Cultural

Ver cartaz do evento >

A edição de junho do “Quinta Cultural”, que acontece no dia 25 de junho, marcará a estreia do Grupo Cantigas de Minas.

A apresentação será às 12h30, no teatro de arena, ao lado do DAAB e Restaurante Universitário.

O Cantigas de Minas foi criado por participantes da Associação dos Funcionários Aposentados do Campus Saúde da UFMG (Afamed). “O grupo começou com a proposta de inserção cultural dentro da associação, com objetivo de levar cultura ao campus e a outros espaços dentro e fora da UFMG. Queremos promover humanização, principalmente nas unidades de internação”, afirma Maria das Graças Waldomiro, idealizadora do projeto.

No repertório estão cantigas adultas e infantis do universo folclórico mineiro. “Queremos resgatar essa memória afetiva de cantigas que embalaram nossa infância. São os que chamamos de “cantigas de lavadeira”, música com grande significado para a cultura popular do estado”, conclui.

Maria Claret, componente do grupo, não esconde a empolgação: “Estamos ensaiando desde Março. Ficamos muito contentes com o convite para realizar nossa primeira apresentação em público”. O grupo, com 17 participantes, já tem uma apresentação agendada na unidade de internação de pediatria do hospital das clínicas. A expectativa é continuar o trabalho com foco em asilos, hospitais e espaços culturais da cidade.

Descrição Imagem
Grupo Ciranda de Minas José Alvarez - UFMG

Texto:
Júlio Margarida, adaptado do texto original de Durval Cunha
Direção e Concepção Cênica:
Júlio Margarida
Assistência de Direção e Produção:
Cecília Fernandes
Figurino:
Alexandre Colla
Elenco:
Darcy Vargas, Hélio Júnior, Igor Ayres, Igor Santana, Kátia Assis.

25 jun a 26 jun

12h30

Teatro de Arena do campus Saúde da UFMG (ao lado do DAAB e Restaurante Universitário)

12h30 a 14h