3° Encontro da Cátedra de Direitos Humanos da AUGM debaterá direito à educação na pandemia

Evento virtual nesta sexta-feira, dia 30, reunirá especialistas de universidades públicas latino-americanas

A Cátedra Aberta de Direitos Humanos da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) realizará sua terceira reunião virtual nesta sexta-feira, dia 30, a partir das às 9h. A atividade terá como tema Desafios em tempo de pandemia para efetivar o direito à educação.

O evento, que será transmitido ao vivo pelo FacebookYouTube da AUGM, reunirá professores, pesquisadores e gestores de universidades públicas da Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

O encontro será aberto pela pró-reitora de Extensão da UFMG e atual coordenadora da Cátedra de Direitos Humanos da AUGM, Claudia Mayorga, e pelo reitor da Universidade da República (Udelar), Rodrigo Arim.

A primeira mesa será às 9h20 e que terá como tema Ensino Fundamental e Médio: Principais Impactos da Pandemia. A atividade terá como moderadora Adriana Rodríguez (Universidade de San Andrés) e como painelistas Moema Gomes Moraes (Universidade Federal de Goiás), Érica Figueroa (Universisidade Nacional del Litoral) e Alina Machado (Udelar).

Às 11h, os especialistas vão discutir a Educação universitária e o desafio da qualidade no contexto da pandemia. A mesa terá como mediador o secretário executivo da AUGM, Alvaro Maglia, e como painelistas Tarcísio Mauro Vago (UFMG), Teresa Florez (Universidade do Chile), Miriam Kap (Universidade Nacional de Mar del Plata) e Macelo Magnasco (Universidade Nacional de las Artes).

Outras informações estão disponíveis na página da AUGM.

UFMG como sede

A segunda edição do evento, que foi realizada virtualmente em dezembro de 2020, foi a primeira atividade da UFMG como sede da Cátedra da AUGM.

A Universidade foi eleita sede, em outubro de 2020, pelo comitê acadêmico da Cátedra, instância vinculada à AUGM que congrega universidades públicas de Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

A UFMG é integrante da Cátedra desde o lançamento, em outubro de 2019, e atua ativamente em ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, promovendo reflexões aprofundadas e influenciando as políticas públicas nos países do grupo.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço