9ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG acontecerá de 17 a 21 de maio; veja a programação

Pela segunda vez em formato virtual, evento terá oficinas, debates, palestras, rodas de conversas e atividades culturais

Com o tema Vida: Mutirão de todes, a 9ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG será realizada de 17 a 21 de maio. Toda a programação é gratuita e on-line, com transmissões ao vivo nas plataformas virtuais. 

O evento buscará contribuir para o fortalecimento da luta antimanicomial e o debate público sobre a saúde mental em uma perspectiva interseccional por meio de diversos eventos, como oficinas, debates, palestras, rodas de conversas e atividades culturais. 

A abertura oficial será na segunda-feira, dia 17, a partir das 17h, e terá a conferência Apesar do Brasil, que será ministrada pela escritora, artista indisciplinar e pesquisadora Jota Mombaça, com transmissão no canal da Pró-reitoria de Extensão no YouTube.    

Proposta pela Rede de Saúde Mental da UFMG em parceria com movimentos sociais, sindicais, conselhos profissionais e coletivos, a Semana de Saúde Mental será organizada, em 2021, pela recém-criada Universidade dos Direitos Humanos (UDH), diretoria vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proex). "O contexto pandêmico reafirmou a centralidade do debate público em torno da saúde mental, que hoje é ainda mais urgente e amplo", avalia a diretora da Universidade de Direitos Humanos, Maria Aparecida Moura. Leia entrevista com ‘Cida’ Moura aqui.

Ela destaca ainda que o evento será uma grande oportunidade de reflexões e contribuições acerca da saúde como questão social numa perspectiva de rede de colaboração. "Vamos reunir ações e experiências de atores e pensadores de diversas áreas, entidades e organizações, dentro e fora da UFMG, que vão tornar públicas contribuições para o fortalecimento da saúde mental e para o enfrentamento dos problemas sociais, norteados pelo acolhimento, o cuidado, a sensibilidade e a reflexão crítica que caracterizam esse movimento", afirma.

Sobre a Semana

A Semana de Saúde Mental e Inclusão Social é promovida desde 2013. De forma interdisciplinar, aborda a temática da saúde mental com o foco na reforma psiquiátrica e no Sistema Único de Saúde (SUS), fomentando a discussão na comunidade acadêmica em parceria com diversas instituições envolvidas na sustentação da atenção pública psiquiátrica e psicológica a pessoas com sofrimento mental. 

O evento tem também o objetivo de celebrar e divulgar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, conhecido como 18 de Maio, que mobiliza anualmente movimentos sociais, coletivos antimanicomiais e a rede pública de atenção em saúde mental. 

Além disso, visa criar espaços e meios de compartilhamento e reflexão e promover o intercâmbio de informações entre os sujeitos envolvidos nos serviços e política de saúde mental, incentivando o diálogo entre a comunidade interna e externa da UFMG, instituições, estudiosos e pesquisadores nacionais e internacionais que se dedicam à temática. 

Para acompanhar as atividades, basta acessar os links disponíveis na programação oficial

Outras informações podem ser obtidas no site do evento.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço

9ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG

17 a 21 de maio de 2021

Evento on-line