Antônia Vitória Aranha recebe Prêmio Magda Soares, da Faculdade de Educação UFMG

Iniciativa reconhece os 30 anos dedicados pela professora ao ensino, à pesquisa, à extensão e à gestão universitária

Nesta quarta-feira, 2 de outubro, a professora aposentada da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG Antônia Vitória Soares Aranha será homenageada com o Prêmio Magda Soares, em solenidade no Auditório Neidson Rogrigues da FaE, a partir das 19h. Durante o evento, o catedrático Antônio Nóvoa, primeiro docente a ocupar a Cátedra Magda Soares da Educação Básica, vai ministrar a conferência A pesquisa e educação e formação de professores.

António Nóvoa antecipa que vai “estabelecer um diálogo entre os trabalhos da docente homenageada e a necessidade de novas políticas institucionais de formação de professores no âmbito da Universidade, em ligação institucionalizada com as escolas de educação básica das redes públicas, assumidas como escolas formadoras".

“O Prêmio Magda Soares, criado em 2015, é uma homenagem aos professores e professoras aposentados que se destacaram ao longo de sua trajetória acadêmica nas atividades de pesquisa, ensino e extensão, ou por ter ocupado posições em associações científicas, governamentais e não governamentais da área da educação”, afirma a professora Michele de Sá, coordenadora do Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPQ) da Faculdade de Educação.

“A professora Antônia Aranha foi escolhida por atender a todos os critérios, ou seja, faz jus ao prêmio por sua vasta experiência na área da Educação com ênfase em Trabalho e Educação, participando principalmente em temas como formação profissional, trabalho e educação, mercado de trabalho, subjetividade do trabalhador e gestão educacional”, acrescenta Michele.

Antônia Aranha foi docente por 30 anos na FaE, onde também ocupou os cargos de coordenadora do Centro de Extensão (2000), de vice-diretora (2002-2006) e diretora (2006-2010). De 2010 a 2014, foi pró-reitora de Graduação da UFMG e também ocupou outras funções relevantes na universidade, como a presidência do Conselho Acadêmico da Copeve e da Câmara de Graduação. A docente homenageada foi uma das fundadoras e a primeira coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação e Trabalho (NET). Como professora de pós-graduação, orientou 17 dissertações e 16 teses e participou de 57 bancas de defesa de mestrado e 20 de doutorado.

Antônia Aranha formou-se em Química pela UFMG, em 1979, tem mestrado em Educação (1993) pela própria FaE, doutorado pela PUC-SP e residência pós-doutoral pela Uerj. Atualmente, integra o coletivo Coalizão Brasil por Memória, Verdade, Justiça Reparação e Democracia, que reúne familiares de mortos e desaparecidos pela ditadura militar.

Em entrevista ao Portal UFMG, a professora fala de sua trajetória acadêmica na Universidade e de suas convicções políticas baseadas em liberdade, democracia e justiça social. Leia aqui.

Clique aqui e acesse os demais releases da Assessoria

Texto de Teresa Sanches

Assessoria de Imprensa UFMG