Ciclo Tempos Presentes na UFMG reflete o papel das humanidade no estudo das ditaduras e regimes autoritários

Na próxima segunda-feira, dia 16 de setembro, às 19h, o professor António Costa Pinto, catedrático do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, será o conferencista do Ciclo Tempos Presentes. A conferência Contribuições da história e das ciências sociais ao estudo das ditaduras e regimes autoritários será realizada no Auditório Luiz Baesse, no quarto andar da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, campus Pampulha. Não é necessário fazer inscrição para o evento, que é gratuito e aberto ao público.

O evento é realizado pela Reitoria da UFMG e conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em História e do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da Universidade.

Lançado em março deste ano, o ciclo de conferências Tempos Presentes põe em discussão questões contemporâneas relacionadas à academia, à política, à sociedade e à comunicação, com temas que vão da ciência e tecnologia à construção democrática, de forma a envolver também a comunidade externa à Universidade.

Nas primeiras edições, foram debatidos temas como os desafios da construção democrática, perspectivas de atuação da universidade pública, o compromisso da universidade na superação do racismo, em defesa da universidade necessária e as alternativas democráticas ao ultraneoliberalismo autocrático atual.

António Costa Pinto desenvolveu uma série de atividades na UFMG durante este mês como convidado do programa Cátedras Fundep/IEAT. A participação no ciclo de conferências Tempos Presentes, o catedrático encerra formalmente a visita na Universidade.

Sobre o conferencista

Professor, pesquisador e coordenador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, António Costa Pinto é doutor pelo Instituto Universitário Europeu, foi docente convidado nas universidades de Stanford e Georgetown, nos EUA, e no Institut D'Études Politiques, em Paris, além de investigador visitante nas universidades de Princeton, da Califórnia, em Berkeley, e de Nova York, nos EUA.

Ex-presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política (APCP), tem tratado, sobretudo, do autoritarismo e do fascismo e dos processos de justiça de transição em diferentes lugares do mundo. Sobre esses temas, Costa Pinto organizou e publicou dois livros no Brasil, ambos em parceria com Francisco Carlos Palomanes Martinho: O passado que não passa: a sombra das ditaduras na Europa do Sul e na América Latina, em 2014, e A onda corporativa: corporativismo e ditaduras na Europa e na América Latina,  lançado em 2016.

António Costa Pinto foi entrevistado na edição do Boletim UFMG 2.071.

(Com informações do Portal UFMG)

Assessoria de Imprensa UFMG