Comunidade UFMG prospecta futuros das ciências e das tecnologias

Projeto da Universidade investiga perspectiva de cenários possíveis para 2040

A UFMG, por meio do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) e da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), lançou um projeto denominado Cenários das Ciências e Tecnologias no Brasil, que visa discutir as possibilidades dessa área em 2040.

Em parceria com a sociedade, o objetivo do projeto é construir cenários possíveis para as ciências e tecnologias, por meio de um formulário preenchido pelos interessados no tema, como forma de propor reflexões, além de trilhar caminhos para o futuro dessa área bastante importante nos dias atuais e que se tornará cada vez mais considerável.

Em entrevista à TV UFMG, a professora da Escola de Belas Artes (EBA) Patrícia Franca-Huchet contou um pouco mais sobre o projeto, os objetivos acerca das respostas obtidas pela equipe e de que modo serão aproveitadas essas respostas. Por fim, ela deixou suas impressões sobre o futuro das ciências e das tecnologias.

Para contribuir com o projeto Cenários, pessoas integrantes da comunidade UFMG enviaram vídeos à equipe de reportagem, com depoimentos sobre como elas imaginam o futuro das ciências e das tecnologias. Assista:

(equipe: Daniel Mendes - produção, Beatriz Campos - edição de imagens e Ruleandson do Carmo - edição de conteúdo).

Etapas

O projeto, lançado pela UFMG por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), e pelo Chie Integrates, está estruturado em cinco etapas. Mais informações podem ser encontradas no site da iniciativa.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG