Conferência na UFMG reúne representantes da Unesco e outras instituições para debate sobre sustentabilidade, bem-estar e direitos humanos

Na próxima segunda-feira, 9 de dezembro, terá início a 2ª Conferência Internacional das Humanidades, que até o dia 11 abordará o tema Sustentabilidade, bem-estar e direitos humanos. O evento reunirá autoridades de importantes instituições do Brasil e do mundo voltadas para o debate contemporâneo dos eixos tematizados, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o International Council for Philosophy and Humanistic Studies (CIPSH).

A cerimônia de abertura será realizada às 19h, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG, no campus Pampulha. Estarão presentes a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, uma representante da Unesco, Susana María Vidal, o presidente da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), Álvaro Maglia, o secretário do CIPSH, Luiz Oosterbeek, representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Ferreira Vilela.

Ainda no primeiro dia, às 20h, o jurista, historiador e diplomata Rubens Ricúpero – que foi subsecretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) e ministro do Meio Ambiente e da Fazenda durante o governo de Itamar Franco – vai proferir a palestra de abertura do evento. As demais grandes conferências ocorrem no mesmo horário, também na Face.

Confira a programação completa no site do evento.

Humanidades

Organizada pela UFMG e pela Unesco, em parceria com a AUGM, a conferência tem o objetivo de proporcionar à sociedade civil, aos pesquisadores e aos gestores de universidades um espaço para o debate interdisciplinar sobre as questões caras ao pensamento atual.

“A UFMG tem longa e consistente tradição de reflexão sobre os temas centrais da conferência”, afirma a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, que coordenou a organização da primeira edição em 2016. Segundo ela, cabe às humanidades buscar soluções para os dilemas da contemporaneidade. E a sustentabilidade, o bem-estar social e os direitos humanos estão entre os principais desafios.

A reitora da UFMG destaca, ainda, os esforços conjuntos de universidades do Grupo Montevidéu, que lançaram recentemente a Cátedra Aberta de Direitos Humanos. “As universidades da região, incluindo a própria UFMG, assumiram o compromisso de estabelecer cooperações visando à promoção da cultura dos direitos humanos e do bem-estar entre os povos”, diz.

Esse compromisso, na avaliação dos organizadores da conferência, é fundamental para propor saídas para problemas comuns enfrentados pelos países da América do Sul. “Questões relacionadas aos fluxos migratórios, à xenofobia e violação dos direitos humanos de migrantes e refugiados, às práticas e políticas intolerantes em relação à diversidade, ao ataque a direitos fundamentais, como saúde e educação, são alguns desses problemas comuns aos países da região”, assinalam os organizadores da conferência em texto de apresentação.

De acordo com o professor Luiz Carlos Villalta, do Departamento de História da UFMG e presidente da comissão organizadora da conferência, a sociedade contemporânea vive momentos dramáticos. “Sustentabilidade, direitos humanos e bem-estar estão na ordem do dia. E as humanidades têm conhecimento acumulado sobre essas questões. Ao longo da história, seu olhar sempre serviu de referência para que outras ciências pudessem refletir sobre esses mesmos problemas”, afirma.

Cátedra Unesco

No início deste ano, foi aprovada a criação na UFMG de uma cátedra Unesco de caráter transdisciplinar. “A cátedra Territorialidades e humanidades: a globalização das luzes é objeto de acordo assinado em setembro último e já está devidamente instalada”, explica Luiz Carlos Villalta, titular da cátedra. Segundo o professor, ela funcionará como espécie de grupo de pesquisa e vai promover também atividades de ensino (graduação e pós-graduação) e de extensão, em colaboração e intercâmbio com outras cátedras Unesco na área das Humanidades. “Atualmente, há 19 instituições universitárias ou de pesquisa relacionadas a essa cátedra – 12 do Brasil, duas da Argentina, duas de Portugal, uma da França, uma da Espanha e uma da Rússia”, informa Villalta.

(Com informações de Ewerton Martins Ribeiro para o Boletim UFMG 2083)

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG

2ª Conferência Internacional das Humanidades