Estudo da UFMG avaliará influência da rotina doméstica sobre o desempenho de alunos em matemática e leitura

Laboratório de Neuropsicologia da UFMG é uma das instâncias envolvidas na pesquisa, que ouvirá responsáveis por crianças de 4 a 8 anos

Que influências o contexto e a rotina doméstica exercem no desempenho escolar das crianças brasileiras? Em parceria com outras três universidades federais do país, a UFMG – por meio do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND) – está realizando uma pesquisa nacional para responder a essa pergunta.

Desenvolvida com a colaboração de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade de Brasília (UNB) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a pesquisa visa compreender, mais especificamente, as influências das atividades desenvolvidas em casa no desenvolvimento de habilidades aritméticas e de alfabetização.

“A pesquisa vai investigar a validade de um questionário sobre numeracia e literacia familiar e também de um questionário para reunir percepções parentais do desempenho escolar em matemática e leitura. O nosso objetivo é investigar se o envolvimento parental e a promoção de atividades domésticas associam-se às habilidades de numeracia e literacia das crianças”, explicam os pesquisadores na apresentação do trabalho.

“Além disso, iremos investigar se existem diferenças entre os diferentes tipos de níveis socioeconômicos na associação entre envolvimento parental e desenvolvimento de habilidades e literacia nas crianças”, dizem. Para isso, os pesquisadores estão entrevistando responsáveis por crianças de 4 a 8 anos de idade. Os três questionários da pesquisa são aplicados pela internet, e o tempo de resposta leva em média 30 minutos, ao todo.

Após preencher os questionários, os responsáveis terão acesso a duas cartilhas informativas sobre práticas e atividades que podem ser desenvolvidas no contexto doméstico para auxiliar no desenvolvimento escolar das crianças. Uma é focada na promoção de habilidades escolares e a outra voltada para o manejo do comportamento infantil. Formalmente, o estudo intitula-se Tradução e adaptação de questionários de numeracia e literacia familiar e de desempenho de numeracia e lectoescrita sob a perspectiva parental.

O interessado em participar pode responder aos questionários por meio deste link ou por meio do QR code neste outro link. Os dados fornecidos serão tratados com confidencialidade e divulgados apenas em congressos e publicações científicas, e sempre de forma anônima. Informações mais detalhadas sobre o trabalho podem ser obtidas pelo e-mail redenacionalmatematica@gmail.com.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG