Estudo avaliará influência da rotina doméstica sobre o desempenho de alunos em matemática e leitura
Laboratório de Neuropsicologia da UFMG é uma das instâncias envolvidas na pesquisa, que ouvirá responsáveis por crianças de 4 a 8 anos
![Foto: Luiza Ananda | UFMG Alunos do Centro Pedagógico da UFMG](https://ufmg.br/thumbor/tK7Iaog1-ZwQY6DsK4YE9YXUY_4=/0x0:4265x2846/712x474/https://ufmg.br/storage/5/b/6/f/5b6f740f2519c64ae64257b0498d4620_16569626663394_659464311.jpg)
Que influências o contexto e a rotina doméstica exercem no desempenho escolar das crianças brasileiras? Em parceria com outras três universidades federais do país, a UFMG – por meio do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND) – está realizando uma pesquisa nacional para responder a essa pergunta.
Desenvolvida com a colaboração de pesquisadores das universidades federais do Rio Grande do Norte (UFRN), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade de Brasília, a pesquisa visa compreender, mais especificamente, as influências das atividades feitas em casa no desenvolvimento de habilidades aritméticas e de alfabetização.
“Vamos investigar a validade de um questionário sobre numeracia e literacia familiar e também de um questionário para reunir percepções parentais do desempenho escolar em matemática e leitura. Nosso objetivo é descobrir se o envolvimento parental e a promoção de atividades domésticas associam-se às habilidades de numeracia e literacia das crianças”, explicam os pesquisadores na apresentação do trabalho.
“Além disso, queremos saber se existem diferenças entre os níveis socioeconômicos na associação entre envolvimento parental e desenvolvimento de habilidades e literacia nas crianças”, dizem. Para isso, os pesquisadores estão entrevistando responsáveis por crianças de 4 a 8 anos de idade. Os três questionários da pesquisa são aplicados pela internet, e o tempo total de resposta é de cerca de 30 minutos.
![Imagem: QR code Pesquisa vai investigar relação entre rotina doméstica e desempenho escolar das crianças](https://ufmg.br/thumbor/fdM581_AwjDdzED8fnSxsdkK3sQ=/0x0:159x159/159x159/https://ufmg.br/storage/f/5/8/7/f587285d5fa0f9b126509b015230500a_16569612298869_1488706532.png)
Após preencher os questionários, os responsáveis terão acesso a duas cartilhas informativas sobre práticas e atividades que podem ser desenvolvidas no contexto doméstico para auxiliar no desenvolvimento escolar das crianças. Uma é focada na promoção de habilidades escolares, e a outra, no manejo do comportamento infantil.
Os interessados em participar do estudo Tradução e adaptação de questionários de numeracia e literacia familiar e de desempenho de numeracia e lectoescrita sob a perspectiva parental podem responder aos questionários por meio deste link ou por meio do QR code ao lado. Os dados fornecidos serão tratados com confidencialidade e divulgados apenas em congressos e publicações científicas, e sempre preservando o anonimato. Informações mais detalhadas sobre o trabalho podem ser obtidas pelo e-mail redenacionalmatematica@gmail.com.
![Foto: Luiza Ananda | UFMG Pesquisa investiga relação entre rotina doméstica e desempenho escolar de crianças de 4 a 8 anos](https://ufmg.br/thumbor/8SL7ZL1c4LcmxO_jbMkqh0oJPUg=/0x0:4117x2747/712x474/https://ufmg.br/storage/d/d/4/0/dd404c359b51a509c1daa36bb19a2720_16569627341052_312317611.jpg)