Nos 130 anos do APM, professor da UFMG debate fotografia científica e acervos
Fundado em julho de 1895, o Arquivo Público Mineiro (APM) é a instituição mais antiga da área cultural do estado. No ano em que celebra 130 anos, o APM promove uma programação comemorativa que contempla várias dimensões do universo arquivístico. Em agosto, ocorrerá o segundo módulo do ciclo Cultura escrita e suas interfaces, com o tema Conservação, que terá a participação de docentes da UFMG e da Universidade de São Paulo (USP).
Na próxima segunda, dia 25 de agosto, às 10h, os professores Alexandre Leão (UFMG) e Márcia Rizzutto (USP) integram a mesa-redonda Fotografia científica aplicada a acervos. O evento será realizado no canal do APM no YouTube. As inscrições podem ser feitas por meio da plataforma Sympla. Inscritos que assinarem a lista de presença receberão certificado de participação.
Gestão de acervos
Referência nacional em conservação documental, gestão de arquivos e acesso à informação, o APM tornou-se um repositório fundamental para a pesquisa histórica e a garantia da transparência pública. Em três módulos, o ciclo abordará três grandes temáticas e suas relações com a cultura escrita: paleografia, conservação-restauração e história.
Cada módulo promove uma mesa-redonda e uma conferência, em formato online e com convidados especialistas. A conferência do segundo módulo, Valores na restauração dos documentos gráficos, foi realizada no último dia 13. O evento contou com a participação da professora Márcia Almada, da Escola de Belas Artes (EBA).
