Eu na UFMG: em tempos de distanciamento, jogo proporciona imersão nos campi da Universidade

Game apresenta possibilidades para estudante construir sua personalidade acadêmica e conhecer os campi, cursos, unidades e muito mais

Conhecer o ambiente desafiador e fascinante da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por meio de um game é o objetivo do Eu na UFMG, tabuleiro on-line que acaba de ser lançado pela instituição. Desenvolvido como parte da Mostra Sua UFMG, evento que neste ano foi realizado integralmente pela Internet com mais de 33 mil acessos, o tabuleiro virtual permitirá que o público vivencie uma experiência nos campi da Universidade ao longo de sua imersão no jogo. “Os jogos virtuais fazem parte da vida dos jovens que estão prestes a ingressar na universidade e queríamos que eles pudessem conhecer a UFMG de uma forma mais lúdica”, explica a pró-reitora de Graduação, Benigna Oliveira. “Espera-se que o jogo possa levar o estudante a refletir sobre suas expectativas em relação à UFMG”, diz a pró-reitora.

Eu na UFMG propicia a interatividade e o protagonismo do participante desde o primeiro momento, instigando-o a construir seu avatar utilizando os elementos disponíveis para caracterizá-lo. Na sequência, o jogador desenvolve seu trajeto pela Universidade por meio de lances de sorte e por escolhas pessoais que o levam a conhecer as particularidades da UFMG, suas unidades acadêmicas, benefícios oferecidos aos estudantes, funcionamento dos cursos e outras informações que podem fazer parte da vida acadêmica. “Utilizando técnicas de jogo, esse roteiro gamificado da Universidade coloca os participantes em locais que nunca imaginavam conhecer, levando-os a espaços não imaginados caso o participante tivesse apenas um guia da Universidade”, analisa Regina Helena Alves da Silva, professora de História da UFMG.

O tabuleiro on-line foi elaborado de forma a possibilitar que o jogador, além de conhecer os ambientes da instituição, se reconheça como estudante, como pessoa e como um futuro profissional. “À medida que evolui no jogo, o estudante terá chance de constatar que a UFMG não se restringe ao aprendizado de uma carreira. Ele terá contato com possibilidades de formação complementar e conhecerá nossa pesquisa, extensão e cultura. O jogo estimula uma reflexão sobre o que o estudante espera da universidade, e isso pode ajudá-lo a pensar no seu perfil profissional e escolher uma carreira” explica a pró-reitora de Graduação. Assim, o formato do jogo e os caminhos que podem ser percorridos pelos participantes estão relacionados ao objetivo da Universidade de propiciar a seus estudantes, além de preparação profissional, uma formação abrangente, humana e cidadã. 

Vantagens de um game

A interatividade e o protagonismo são características importantes em um jogo on-line como o Eu na UFMG. Os caminhos são traçados pelos jogadores a partir de suas decisões no tabuleiro, com uma pitada de sorte para deixar o percurso mais instigante. Na educação, os games têm despertado profissionais e estudantes a experienciarem novos modelos de aprendizagem apropriando-se da lógica dos jogos com missões e desafios definidos para a passagem de fases, sempre pontuadas, em um cenário específico relacionado à temática que se busca desenvolver. 

Essa lógica vai ao encontro de determinadas características inerentes aos seres humanos como a competição, a possibilidade de respostas imediatas e de evolução rápida, por exemplo, com incentivos para que os participantes se sintam empolgados a realizarem uma ação ou a progredirem com uma tarefa. Torna-se, assim, uma forma de engajar as pessoas, em especial os estudantes que estão no processo de entrada para a universidade no caso do Eu na UFMG. “O tabuleiro on-line propicia uma experiência inusitada e mostra que a Universidade não está restrita aos campi”, conclui a professora Regina Helena.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG