Formandos do Teatro Universitário da UFMG encerram temporada de obra cênica na Funarte

Montagem fica em cartaz até o dia 8 de dezembro e tem entrada gratuita

A turma de formandos do Teatro Universitário (TU) da UFMG está em cena com o espetáculo +55 - Inverter-te-ei antes que te transformem mais uma vez em um mal-entendido, que aborda as construções simbólicas e políticas da América Latina em uma dramaturgia autoral. A montagem está em cartaz até o próximo domingo, dia 8 de dezembro, encenada na Funarte (R. Januária, 68, Centro, Belo Horizonte), e tem entrada gratuita. Os ingressos são distribuídos uma hora antes do início da apresentação.

Em exibição desde o dia 21 de novembro, o espetáculo terá as últimas sessões nesta quinta e sexta-feira, dias 5 e 6, a partir das 20h30, no sábado e domingo, dias 7 e 8, às 19h. Construída pelo diálogo constante, vivenciado entre direção e elenco, a montagem é composta por 24 formandos, em sua maioria atrizes, com a proposta de refletir sobre o Brasil e os processos de construção de sua identidade.

Para isso, o coletivo trilhou um caminho criativo de um teatro performático que relaciona, sem hierarquias, diversas linguagens artísticas: a palavra, a música, a trilha sonora vibrante e os vídeos estão presentes no jogo cênico para constituírem composições imagéticas.

Além do envolvimento dos professores do Teatro Universitário, a ficha técnica conta com importantes contribuições. A produção do espetáculo fez parte do projeto de extensão Produção e Memória, sob a coordenação de Jefferson Góes. O diretor da montagem é o professor Fabrício Trindade.

A TV UFMG produziu um vídeo sobre o espetáculo +55 - Inverter-te-ei antes que te transformem mais uma vez em um mal-entendido, que traz um pouco da montagem e entrevistas com o diretor e atrizes.

Teatro Universitário

Há mais de seis décadas, o TU oferece formação de ator em nível técnico. O curso técnico de teatro tem a duração de três anos e termina com uma montagem que acontece a título de estágio profissionalizante.

Ficha técnica:

Dramaturgia, textos e trilha sonora: Criação Coletiva

Direção: Fabrício Trindade - Assistência: Clara Fadel

Assessoria de dramaturgia: Marina Viana

Direção musical: Tatá Santana - Preparação vocal e musical: Helena Leite Mauro - Assistência: Gabriel Beltrão

Orientação corporal: Tarcísio Ramos

Cenário e figurinos: Cristiano Cezarino, Tereza Bruzzi, Edsel Duarte, Laysla Araújo, Maria Laura de Vilhena - Assistência: Júlia Ndpcon, Manu Lima, Maria Clara Mariano, Steisse Reis, Alisson Oliveira, Jack Diniz, Halyson Félix

Cenotecnia: Matheus, José Geraldo, Antero, William, Edvaldo, José Cesar, José Soares

Maquiagem: Ludy Lins, Alana Aquino, Júlia Ndpcon

Iluminação: Marina Arthuzzi, Jésus Lataliza

Vídeos: Fabrício Trindade, João Cardoso, Naice Dias, Rafael De La Savia

Direção de produção: Jefferson Góes - Assistência: Lúcia Aparecida, Silézia Santos, Ludy Lins, Flor Bevacqua, Daniele Amaral, Jéssica Pierina