Inscrições abertas para encontro regional na UFMG do Fórum Técnico Minas Gerais Pela Ciência

Comunidade acadêmica, cientistas e sociedade são convidados para a elaboração de um Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)

A UFMG, juntamente com outras instituições, integra o Fórum Técnico Minas Gerais Pela Ciência - Por um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O objetivo principal é elaborar um Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento socioeconômico do estado, com ampla participação da sociedade. A Universidade sediará, no dia 17 de abril, um encontro regional, no

Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3), campus Pampulha, das 8h às 18h. O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet, até o dia 16 de abril.

As discussões tiveram início em setembro de 2019. O fórum técnico tem percorrido as diferentes regiões do estado, com o intuito de colher sugestões para a formulação do plano estadual, a partir de um documento de referência que está sendo produzido por entidades da comissão organizadora. Além disso, Seminários Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Econômico e Social de Minas Gerais organizados pelas entidades parceiras embasarão os debates e a elaboração de propostas para o plano.

Em novembro de 2019, o campus Pampulha da UFMG sediou o primeiro seminário, quando foram debatidas contribuições das comunidades acadêmica e científica mineira. A síntese de todo o conteúdo apresentado está disponível no site da ALMG. Além desse evento, outros encontros têm sido realizados para estimular uma participação ampliada.

Etapas do fórum

A primeira etapa é a preparação do fórum, que já contou com cinco reuniões preparatórias, de setembro de 2019 a fevereiro deste ano. Essa fase será encerrada em maio. O próximo passo são os encontros regionais, que começam no dia 9 de março e vão até 27 de abril. A inscrição on-line para os eventos é individual, com opção por grupo, sendo opcional a inclusão dos dados da instituição. Os debates serão subsidiados por um Documento de Propostas para os Encontros Regionais elaborado pela Comissão Organizadora do evento. Confira a programação.

Ao todo, nove cidades do Estado sediarão debates regionais. A etapa final será em Belo Horizonte, junto à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde o documento será apresentado à comissão temática pertinente. A ideia é que o plano estadual embase ações legislativas e do governo para a ciência, tecnologia e inovação, de forma a reduzir as desigualdades social, de gênero e de raça, bem como garantir a recuperação, conservação, proteção ambiental e sustentabilidade.

A iniciativa também visa debater a CT&I como propulsoras do desenvolvimento econômico e social do estado e mobilizar instituições, poderes públicos, empresas e movimentos sociais para garantir investimento.

Além da UFMG, integram o fórum: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Fundação Ezequiel Dias (Funed), Fundação João Pinheiro (FJP), Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), além de associações, sindicatos faculdades, escolas, instituições e universidades federais e órgãos públicos mineiros. Ao todo, são mais de 30 instituições da sociedade civil e do poder público em prol da ciência. Confira a lista completa.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço

8h às 18h