Mundo, vasto mundo: bibliotecas abrem janelas para o conhecimento produzido na UFMG

Empréstimo de livros, consulta a acervos raros, treinamentos em bases de dados e acesso aos resultados de pesquisa estão disponíveis

Coordenadas tecnicamente pela Biblioteca Universitária (BU), órgão suplementar vinculado à Reitoria, as 26 bibliotecas da UFMG são importantes vias de acesso ao "mundo, vasto mundo" do conhecimento da Universidade. Disponibilizam para empréstimo domiciliar mais de um milhão de itens de acervo físico, que inclui livros, cds, dvds, discos de vinil, partituras, entre outros materiais das diversas áreas do saber. Oferecem ainda, para consulta, acervos raros e especiais, como aqueles sob a guarda da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras (Dicolesp), do Acervo dos Escritores Mineiros e da Sala Helena Antipoff, espaços diferenciados localizados na Biblioteca Central (BC), prédio próximo da Praça de Serviços.

Acervos especiais

Em amplo espaço no quarto andar da BC, a Dicolesp preserva e dá acesso a acervos bibliográficos patrimoniais da UFMG, datados dos séculos 16 ao 20, considerados raros ou preciosos devido à importância histórica, literária e cultural. No site da BU, estão detalhadas informações sobre os materiais preservados por esse setor. 

Uma das coleções que a Dicolesp abriga, a de Livro de Artista, é o maior acervo público do tipo na América Latina. Fundada em 2009, a partir da doação de um conjunto de livros de Alex Flemming, Guto Lacaz, Marilá Dardot e Paulo Bruscky, é composta de doações de artistas do Brasil, Inglaterra, França, Chile, entre outros. 

Já o Acervo dos Escritores Mineiros, no terceiro andar da BC, é um local permanente de exposição e pesquisa que abriga livros, documentos e objetos de escritores e artistas de destaque na história literária e cultural de Minas Gerais e do Brasil. Apesar de ambos os ambientes estarem temporariamente fechados para visitas – devido às obras no prédio da Biblioteca Central – continuam atendendo a demandas de pesquisadores por meio dos endereços colesp@bu.ufmg.br e acemg@bu.ufmg.br, respectivamente. Os demais espaços permanecem abertos, como o acervo técnico, os setores de empréstimo e de referência, o Espaço de Leitura e a Sala Helena Antipoff.

Localizado no primeiro andar da BC, o Espaço de Leitura é um ambiente aconchegante para apreciação de acervos literários. No quarto andar da BC, a Sala Helena Antipoff – que abriga manuscritos, correspondências, publicações de circulação restrita e fotografias da psicóloga e educadora – disponibilizou, recentemente, no catálogo on-line da UFMG, as 276 correspondências trocadas entre Antipoff e uma de suas colaboradoras, Helena Dias Carneiro, ex-diretora da Sociedade Pestalozzi no Rio de Janeiro. Também registrou, como acervo da Biblioteca Universitária e patrimônio da UFMG, cerca de 1 mil livros e 600 fascículos de periódicos, incluindo publicações raras, dos anos 1930. Visitações à Sala Helena Antipoff podem ser agendadas pelo e-mail colesp@bu.ufmg.br.

Apoio à pesquisa

A BU disponibiliza, como vitrine dos resultados de pesquisa da Universidade, acesso ao Repositório Institucional (RI) da UFMG, plataforma digital dedicada ao armazenamento, preservação e divulgação da produção intelectual da Universidade. 

Composto de quatro comunidades – trabalhos acadêmicos, publicações científicas e culturais, gestão e recursos educacionais –, o Repositório é integrado a portais agregadores e bases de dados nacionais e internacionais, como o Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto, o Portal Nacional de Portugal, o agregador europeu OpenAIRE e bases de dados da América Latina. 

“Essa integração possibilita que as pesquisas da UFMG sejam divulgadas ao redor do mundo. Atualmente, a equipe do RI está se dedicando, também, ao povoamento da comunidade de recursos educacionais. O espaço está apto a receber conteúdos dos mais diversos formatos, como animações, aplicativos, anteprojetos, apresentações, documentos textuais, encartes, softwares, relatórios e videoaulas”, esclarece a diretora da BU, Kátia Lúcia Pacheco. As principais informações sobre o RI estão detalhadas em vídeo recém-produzido pela TV UFMG.

Além disso, como apoio aos pesquisadores, a BU oferece treinamentos na utilização dos recursos e ferramentas do Portal de Periódicos da Capes, onde estão reunidos e disponibilizados conteúdos científicos – periódicos com texto completo e bases de dados – produzidos nacionalmente e outros assinados com editoras internacionais. 

No segundo andar da Biblioteca Central, no âmbito do acervo técnico, encontra-se uma sala com servidores aptos a fazerem esse atendimento tanto presencial quanto virtualmente. Os treinamentos podem ser agendados pelo e-mail setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br ou telefone (31) 3409-4627. 

No canal Suporte à Pesquisa UFMG, no YouTube, estão disponíveis alguns dos tutoriais e palestras oferecidos pelo setor durante o período da pandemia.

Foi inaugurada neste ano, no segundo andar da Biblioteca Central, uma sala de acesso remoto a dados protegidos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), como os referentes a censos escolares da educação básica. A utilização do espaço é feita mediante agendamento pelo e-mail nucleosedap@ufmg.br. Para ter acesso aos dados, os projetos de pesquisa passam por análise técnica, na qual é avaliada a pertinência do pedido.

Cadastro no Sistema de Bibliotecas

De maneira geral, as bibliotecas estão abertas à visitação da comunidade interna e externa, mas, para utilizar os serviços por elas prestados, como o empréstimo domiciliar, é necessário ter vínculo com a Universidade e possuir a carteira única da UFMG, bem como fazer treinamento on-line obrigatório para formalizar o cadastro no Sistema de Bibliotecas.

Estudantes da graduação ou da educação profissional recebem a carteira única, emitida pela Pró-reitoria de Administração, após o registro acadêmico. Já estudantes da pós-graduação, servidores ou prestadores de serviços, devem solicitá-la na Central de Controle de Acesso, no segundo andar da Praça de Serviços. 

Em seguida, precisam fazer treinamento on-line que expõe, em cerca de quatro horas, os serviços prestados pelas bibliotecas e os direitos e deveres de quem as utiliza.

Ao fim da atividade, os participantes respondem a um questionário-teste. Aqueles que alcançam nota mínima recebem, na própria plataforma, um certificado de conclusão. Para solicitar o cadastro no Sistema de Bibliotecas, é necessário encaminhar esse certificado para a biblioteca da unidade acadêmica do estudante

Alunos dos cursos de graduação dos institutos de ciências Biológicas (ICB) e Exatas (ICEx), bem como servidores ou prestadores de serviços cuja unidade não tenha biblioteca, devem encaminhá-lo para a BC. Já os alunos da pós-graduação do ICB e do ICEx devem encaminhar para as bibliotecas das respectivas unidades.

Mais informações podem ser obtidas no site da BU.

(Texto de Carla Pedrosa | Biblioteca Universitária)

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Divisão de Comunicação do Sistema de Bibliotecas da UFMG

3134095521