Pesquisa UFMG: Modelagem de informação pode resultar em cidades mais inteligentes

Dissertação da Ciência da Informação mostra como monitoramento e análise de dados em tempo real podem orientar decisões do poder público

Cidades inteligentes são aquelas que utilizam tecnologia para gerar eficiência nas operações urbanas, desenvolvendo sua economia e ao mesmo tempo melhorando a qualidade de vida da população. São cidades automatizadas e mais sustentáveis. E a capacidade de monitorar e analisar informações em tempo real, geradas a todo momento por pessoas ou dispositivos, é um diferencial para maximizar a eficácia e produtividade em variados campos dentro das cidades inteligentes. 

Esse é o tema de dissertação defendida no Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da UFMG por Izabella Bauer, professora de pós-graduação na PUC Minas. Em seu trabalho, ela analisou dados sobre acidentes de trânsito disponibilizados pela Prefeitura de Belo Horizonte e mostrou como esse tipo de informação pode dar suporte à tomada de decisões por parte do poder público, fornecendo dados, por exemplo, sobre os dias e horários com maior ocorrência de acidentes. Saiba mais detalhes no episódio de estreia da segunda temporada do Aqui tem Ciência.

Raio-x da pesquisa 

Título original: Modelagem da informação para cidades inteligentes: aplicação em acidentes de trânsito de Belo Horizonte

O que é: pesquisa que propõe um processo de modelagem da informação, necessário para subsidiar os parâmetros indicativos para a concepção de cenários de cidades inteligentes. O trabalho mostrou a relevância para a sociedade das informações extraídas, gerenciadas e analisadas e o uso que se pode fazer da modelagem da informação como um instrumento de mudança, principalmente diante do crescimento populacional e da intensa urbanização.

Nome do pesquisador: Izabella Bauer de Assis Cunha 

Programa de Pós-graduação: Gestão e Organização do Conhecimento

Ano da defesa: 2019

Orientadora: Professora Renata Maria Abrantes Baracho Porto

Leia a pesquisa completa no repositório institucional da UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço