Professor Terrell Carver, da Universidade de Bristol, fala sobre recepção à obra de Marx em seminário na UFMG

Evento também marca lançamento de livro escrito por docentes do Cedeplar, que abordam novos estudos sobre o pensador baseados em manuscritos

O Programa de Pós-graduação em Economia da UFMG organiza uma série semanal de seminários com convidados externos (professores e pesquisadores de outras instituições), com vistas a promover um intercâmbio permanente em torno de pesquisas de diferentes subáreas da economia realizadas no Brasil e no exterior. O evento é aberto ao público e não é necessária inscrição prévia.

Nesta quinta-feira, dia 5 de junho, a UFMG recebe o professor Terrell Carver, da Escola de Sociologia, Política e Estudos Internacionais da Universidade de Bristol (Reino Unido), que vai apresentar o trabalho Karl Marx: translation, interpretation, reception – evento exclusivo em língua inglesa. O seminário terá início às 14h30, no auditório 2 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face).

Estudioso das obras de Karl Marx e Friedrich Engels e da metodologia das ciências sociais, Terrell Carver se dedica a elevar os padrões de interpretação, produzindo suas próprias traduções de Marx, e a investigar o papel desempenhado por Engels na composição do cânone marxiano e na tradição interpretativa que o cerca. Ele trabalha com metodologias desconstrucionistas e pós-modernas, acompanhando os desenvolvimentos na teoria feminista e nos estudos de recepção, e se dedica às políticas de sexo, gênero e sexualidade, temas presentes em dezenas de suas publicações.

No seminário, Carver vai tratar de aspectos da recepção da obra de Karl Marx associados à tradução e interpretação desses textos. O professor Hugo Cerqueira, da Face, será o debatedor. O evento, aberto ao grande público, é destinado principalmente a professores e alunos dos programas de pós-graduação do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar). 

A visita de Carver à UFMG está sendo organizada pelo professor David Gomes, da Faculdade de Direito, e também doutorando e pesquisador do Cedeplar. A passagem do pesquisador pela Universidade teve início nesta segunda-feira, dia 2. Carver esteve na Faculdade de Direito para propor uma discussão sobre a obra da filósofa norte-americana Judith Butler e os impactos de sua obra na forma de pensar política e gênero.

Marx para o século 21

Em seguida à apresentação, haverá o lançamento do livro Marx for the 21st century – reevaluating Marx’s critique of political economy (Palgrave Macmillan, 2025), organizado pelos professores João Antônio de Paula, Hugo da Gama Cerqueira, Leonardo Gomes de Deus e Eduardo da Motta e Albuquerque, do Cedeplar e Departamento de Economia. O livro integra a coleção Marx, Engels, and marxisms, que é coordenada e editada pelos professores Terrell Carver e Marcello Musto.

Marx for the 21st century reúne artigos escritos individualmente ou em colaboração por professores do Cedeplar, que integram o grupo de pesquisas em Economia Política Contemporânea. Os autores oferecem novas perspectivas sobre a obra de Marx no contexto do capitalismo contemporâneo.

No lançamento, os autores farão a entrega de um exemplar da obra para o acervo da biblioteca da Face.

Livro: Marx for the 21st century – reevaluating Marx’s critique of political economy

Editores: João Antonio de Paula, Hugo da Gama Cerqueira, Leonardo Gomes de Deus e Eduardo da Motta e Albuquerque

Editora: Palgrave Macmillan

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG