Professores da UFMG explicam como funciona a eleição nos EUA

Confira as particularidades das eleições americanas que ocorrem hoje, como o voto indireto, facultativo e em cédula de papel

Hoje, 3 de novembro, é o dia oficial das eleições para presidente dos Estados Unidos entre os candidatos Donald Trump, atual presidente que busca a reeleição pelo Partido Republicano, e Joe Biden, que foi vice-presidente de Barack Obama e é filiado ao Partido Democrata. As eleições americanas já estão sendo realizadas há cerca de duas semanas e essa é uma das diferenças, importante, para o sistema brasileiro. Além disso, nos Estados Unidos, a eleição é indireta, ou seja, quem decide a presidência nos EUA, de fato, são os delegados que representam os 50 estados americanos.

Essas particularidades das eleições americanas foram tema da primeira reportagem sobre as eleições americanas, produzida pela Rádio UFMG Educativa, quando os professores do Departamento de Ciência Política Carlos Ranulfo e Dawisson Belém Lopes, também diretor adjunto de Relações Internacionais, explicaram como funciona o chamado colégio eleitoral e o que são os swing states. Eles também falaram sobre outras especificidades das eleições no país, como o voto facultativo.

Hoje, na reportagem que foi ao ar no programa Conexões, os professores da UFMG analisam os pontos fortes e fracos de Donald Trump e Joe Biden. Ouça os detalhes na segunda reportagem da Rádio UFMG Educativa.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG