UFMG amplia recepção com rodas de conversa e plantões ‘tira-dúvidas’ sobre a vida acadêmica

Candidatos e calouros farão ‘rolês’ inclusivos pelo campus e receberão, antes mesmo do início do semestre letivo

Candidatos aos cursos de graduação que se submetem às bancas de heteroidentificação validação de condição de deficiência, ou que aguardam as chamadas das listas de espera, e calouros já matriculados na UFMG poderão participar, na próxima semana, de uma série de atividades, que incluem orientações sobre os processos seletivos na Universidade, passeios pelo campus Pampulha e realização de rodas de conversa sobre política estudantil e o cotidiano acadêmico.

A programação dessa recepção que antecede o início das aulas será realizada de 27 a 29 de fevereiro. Ela foi organizada pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), em parceria com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), Comissão Permanente de Ações Afirmativas e de Inclusão Social (CPAA) e Centro de Comunicação (Cedecom).

A pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, Shirley Miranda, explica que a organização dessa semana de atividades decorre da percepção de que, em anos anteriores, candidatos e estudantes ingressantes já visitavam a UFMG antes mesmo da tradicional recepção de calouros, que ocorre na primeira semana do período letivo. “Eles querem se situar na cidade e na própria UFMG o mais rapidamente possível. Por isso, pensamos em atividades que possibilitem a eles se apropriarem dos territórios da Universidade”, afirma Shirley Miranda.

De acordo com ela, a programação tem “dimensão intersetorial”, uma vez que a Prae se articulou com outros setores para organizá-la. “Com o NAI, por exemplo, desenvolvemos formas de acolher e ajudar os estudantes com deficiência a se situarem nos ambientes da UFMG”, diz a pró-reitora.

Outro objetivo da programação, segundo Shirley, é antecipar o processo de oferta de informações sobre a política de assistência estudantil, de modo que os estudantes possam se organizar melhor para pleitear o ingresso nos programas. Nesse sentido, a pró-reitora adjunta destaca que a própria mudança no perfil dos estudantes da UFMG obriga a instituição a pensar novas estratégias de acolhimento. “Com a recente revisão na Lei de Cotas, já observamos, na primeira chamada do Sisu UFMG, um crescimento de candidatos de baixa renda. Isso é muito positivo, porque comprova que vivemos um processo de ampliação da democratização do acesso ao ensino superior. Por outro lado, nos traz o desafio de aprimorar as formas de acolhimento”, avalia Shirley.

Programação

Duas rodas de conversa abrem as atividades. Na terça-feira, dia 27, às 10h, na tenda da Praça de Serviços, o tema em foco é o funcionamento da reserva de vagas na UFMG. No dia seguinte, no mesmo horário e local, será a vez da assistência estudantil e seus critérios e mecanismos de acesso. Essa atividade contará com o apoio da equipe da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump).

O primeiro rolê pelo campus será realizado na quinta-feira, dia 29. O passeio, que dispensa inscrição prévia, vai contemplar pessoas com deficiência, e o seu roteiro inclui ambientes de refeição, como os restaurantes universitários (RUs), os Centros de Atividades Didáticas (CADs), unidades acadêmicas e pontos de ônibus.

O Diretório Central de Estudantes (DCE) também receberá os estudantes antes do início das aulas e programou para sábado, dia 2, das 9h às 13h30, na Praça de Serviços, a atividade Venha conhecer a UFMG com o DCE.

A programação preparada pela Prae prossegue na semana de início das aulas com dois outros rolês pelo campus, também destinados a pessoas com deficiência (na terça-feira, dia 5, e na quinta-feira, dia 7). Nos dois dias, o passeio começa às 10h e também prevê passagens pelos restaurantes universitários e outros ambientes de refeição, CADs, pontos de ônibus e unidades acadêmicas. A atividade prescinde de inscrição prévia.

Uma roda de conversa sobre o tema Estudar, permanecer e ser UFMG será realizada na Escola de Arquitetura no dia 5, às 18h.

Três atividades encerram a recepção estendida: roda de conversa na Faculdade de Direito (quarta, dia 14, às 17h) sobre o tema Estudar, permanecer e ser UFMG, novo rolê para pessoas com deficiência no campus Pampulha (quinta, dia 15, às 10h, com partida da tenda da Praça de Serviços) e outra roda de conversa no campus Saúde (terça, dia 19, às 17h) sobre o tema Estudar, permanecer e ser UFMG.

Estudantes acolhendo estudantes

Um dos pontos altos da programação de recepção serão os plantões tira-dúvidas na Praça de Serviços conduzidos por bolsistas da UFMG. “Estudantes vão acolher estudantes. Nossos alunos fornecerão informações básicas e relatarão suas experiências na Universidade. Temos bolsistas que acessam programas de assistência estudantil e outros que passaram pelas bancas de heteroidentificação racial. Esse movimento de educação entre pares facilita o diálogo e a compreensão de processos e informações e propicia um acolhimento mais igualitário e horizontal”, defende a professora Érica Dumont, diretora de Políticas de Apoio a Projetos de Estudantes da Prae.

Os encontros serão realizados na tenda da Praça de Serviços, das 8h30 às 16h30, no período de 27 a 29 de fevereiro. Na semana seguinte, de 4 a 6 de março, o horário dos plantões será estendido até as 20h30.

(Texto de Flávio de Almeida)

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG