UFMG promove evento para debater fenômenos de desinformação e violência nas escolas

‘Por uma cultura da paz’ ocorrerá na segunda-feira, 29 de maio, com transmissão pelo YouTube

O Brasil registrou 24 ataques a escolas em 22 anos, sendo que mais da metade deles ocorreu nos últimos quatro anos, segundo o Instituto Sou da Paz. O aumento dos casos tem mobilizado autoridades, pesquisadores e especialistas, que buscam compreender o fenômeno e entender como lidar com ele. Nesse contexto, a UFMG promove, na próxima segunda-feira, 29 de maio, o evento Por uma cultura da paz: combate à violência na educação e à desinformação. 

A atividade, que será transmitida pelo canal da Universidade no YouTube, vai reunir, na Sala de Sessões do prédio da Reitoria, especialistas em segurança pública e em desinformação. Marcado para às 10h, o debate terá abertura da reitora Sandra Regina Goulart Almeida.

Os conferencistas são a professora da Faculdade de Educação Valéria Oliveira, pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da UFMG, o professor da Faculdade de Direito Fernando Jayme, representante da Universidade no Conselho de Defesa dos Direitos Humanos de Minas Gerais, e a professora do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) Geane Alzamora, coordenadora do Programa UFMG de formação cidadã em defesa da democracia.

Criminalidade e segurança
Vinculado ao Departamento de Sociologia da UFMG, oCentro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) desenvolve pesquisas e forma pessoal especializado nas áreas de criminalidade e segurança desde a década de 1980. O pioneirismo, o volume e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelo Crisp tornaram o centro de pesquisas uma referência nacional na análise e no desenvolvimento de iniciativas focadas no estudo da violência e da criminalidade no Brasil.

Formação cidadã
Programa UFMG de formação cidadã em defesa da democracia, lançado pela UFMG em setembro de 2022, em consonância com o Programa de combate à desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF), reúne grupos e projetos de pesquisa da Universidade, nas mais diversas áreas. O programa da UFMG tem a contribuição de grupos como o Observatório da Democracia Brasileira, sediado na Faculdade de Direito, do Observatório das Eleições e da Democracia 2022, instalado na Fafich, e o Pensar a Educação Pensar o Brasil, da Faculdade de Educação. 

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG