UFMG promove live para orientar futuras e futuros estudantes selecionados pelo Sisu

Participantes explicarão o passo a passo a ser seguido por estudantes para realização da matrícula

O ingresso na universidade é um momento especial na vida de um estudante, pois marca o início de uma nova etapa, especialmente no momento em que estamos vivendo. A pandemia tem afetado a vida de todas e todos, inclusive na universidade e nos procedimentos de registro e matrícula para estudantes calouros. No início deste mês, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizou, totalmente no formato virtual, a Mostra Sua UFMG, que teve mais de 33 mil acessos. Agora, na próxima semana, a Universidade realiza mais um evento para levar informações aos estudantes que serão selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), esclarecendo dúvidas sobre os procedimentos para entrega de documentos necessários para registro e matrícula nos cursos da UFMG.

live programada para esta quarta, 24 de março, das 18h às 20h, tem como objetivo explicar as etapas do processo e antecipar o acolhimento aos novos estudantes, em especial às candidatas e aos candidatos selecionados pelo Sisu. Na oportunidade, será feita a leitura do edital da UFMG que regulamenta o processo de inscrição de candidatas e candidatos selecionados pelo Sisu e serão explicados os procedimentos a serem seguidos para registro e matrícula. A inscrição na universidade para o primeiro período letivo de 2021 será realizada virtualmente, à exceção das bancas de verificação de condição étnico-racial (banca de heteroidentificação, complementar à autodeclaração feita por candidatos negros) e de deficiência (PCD).

Deve-se ressaltar que todo o processo de seleção de candidatas e candidatos é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em função dos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem. Com a divulgação dos resultados, tem início o processo de inscrição dos aprovados no Sisu, o que deverá ser feito de 6 a 9 de abril. A previsão é que os resultados dessa etapa sejam divulgados pelo MEC no dia 13 de abril. Na sequência, as universidades começam a chamar os estudantes para registro e matrícula. Na UFMG, essa chamada deve ocorrer entre final de maio e início de abril.

Durante a live, todos os detalhes do processo de registro e matrícula dos novos estudantes na Universidade serão esclarecidos pela diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), Mara Inez Pires. Shirley Miranda e Juliana Silvas, da Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), esclarecerão sobre termos técnicos e documentos necessários para estudantes que necessitam fazer a validação da condição socioeconômica no momento do registro e da matrícula. E Rodrigo Ednilson de Jesus, da Comissão de Ações Afirmativas, falará sobre o funcionamento da banca de heteroidentificação. Ainda, a diretora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, Rosana Passos, explicará sobre as ações de inclusão e bancas para pessoas com deficiência, documentos necessários para registro e matrícula e o processo de verificação e validação em suas diferentes etapas. A reitora Sandra Goulart Almeida e o vice-reitor Alessandro Moreira farão a abertura da live.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG

Live para orientar futuras e futuros estudantes selecionados pelo Sisu

24 de março de 2021