UFMG promove nova rodada de ciclo de conferências sobre desinformação nesta quarta-feira

O Ciclo de Conferências On-line sobre Desinformação, que começou no mês de abril, tem continuidade nos dias 10 e 17 de maio, com a presença de renomados pesquisadores nacionais e internacionais do campo da comunicação, em diferentes horários, pela plataforma Zoom. O evento é uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da UFMG e conta com o apoio do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da Universidade. O ciclo é organizado pela professora Geane Alzamora, do Departamento de Comunicação Social e integrante da Comissão de Acompanhamento do Programa UFMG de Formação Cidadã em Defesa da Democracia.

As inscrições para cada conferência devem ser feitas pelo sistema Gestão de Eventos da UFMG. Posteriormente, todas as conferências serão disponibilizadas no canal do IEAT no Youtube.

No dia 10 de maio, às 14h, Mário Carlon, da Universidade de Buenos Aires, da Argentina, fará uma conferência com o tema Considerações acerca da contemporaneidade. No dia 17 de maio, às 9h, Carme Ferré Paiva, da Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, falará sobre as relações entre a desinformação e a mudança climática, com a apresentação de um estudo de caso sobre o negacionismo climático no aplicativo TikTok.

Outras conferências
No dia 19 de abril, Lúcia Santaella (PUC-SP – Brasil), Paolo Demuru (Universidade Paulista – Brasil), Gustavo Cardoso (Instituto Universitário de Lisboa – Portugal), Mário Carlon (Universidade de Buenos Aires – Argentina), Carme Ferre Paiva (Universidad Autónoma de Barcelona – Espanha) e João Carlos Correa (Universidade da Beira do Interior – Portugal) abriram o Ciclo de Conferências com o tema Fake news e deep fakes à luz da semiótica

No dia 26 de abril, o professor Paolo Demuru, da Universidade Paulista, ministrou a conferência Semiótica da desinformação.

As conferências que seriam realizadas no dia 3 de maio, por Gustavo Cardoso, do Instituto Universitário de Lisboa, sobre a crise da comunicação em face da crescente cultura da desinformação, e no dia 24 de maio, por João Carlos Correa, da Universidade da Beira do Interior, de Portugal, sobre as relações entre a desinformação e o populismo, foram canceladas.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG