4ª. Jornada Internacional debate mediações da informação, democracia e saberes plurais
Nos dias 25, 27 e 28 de junho, a Escola de Ciência da Informação da UFMG e o Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI), realizam a 4ª. Jornada Científica Internacional da Rede Franco-Brasileira de Pesquisadores em Mediações e Usos Sociais de Saberes e Informação (Rede Mussi), instância colaborativa que integra pesquisadores brasileiros e franceses inseridos no campo de estudos da informação.
O evento tem como tema 'Mediações da informação, democracia e saberes plurais' e as atividades acontecerão no CAD 2 e na Escola de Ciência da informação, campus Pampulha UFMG.
Abertura
A conferência de abertura, “Desgoverno autoritário enquanto projeto político”, será proferida pelo Professor Edson Luis Almeida Teles e consistirá em uma análise de conjuntura sobre o atual contexto político. Telles é doutor em filosofia pela USP, professor da Unifesp e integrante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos da Ditadura.
Umdos destaques da programação do evento, a mesa 'Science de l´informacion e la Comunication: methodologies, connaissaces et engagement' conta com a participação de Maria Aparecida Moura, professora da UFMG, e suas interlocutoras francesas, as pesquisadoras Joelle le Marec (Sorbonné Université) e Christina Barats (Université Paris Descartes).
Preparatória
'Bibliotecas e Humanidades Digitais' é o tema da conferência preparatória da jornada, proferida por Edgardo Civallero, no dia 25 de junho, às 10h, no CAD 2, auditório A 102.
O pesquisador desenvolve suas atividades nas Ilhas Galápagos. O foco da conferência são as bibliotecas y sociedades originarias na América Latina.
Edgardo é graduado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Córdoba (Argentina) e se especializou na investigação e desenvolvimento de serviços bibliotecários para povos indígenas originários da América Latina e na recuperação de suas músicas e línguas ameaçadas.