Evento cultural

53º Festival de Inverno: Modernismo mineiro, poéticas ameríndias e ecoperformance são destaques desta segunda

A programação da 53º edição do Festival de Inverno UFMG desta segunda-feira, 26 de julho de 2021, marca a estreia do vídeo Diálogos artista e curador: Jequitinhonha - arte e resistência, a partir das 21h30. A produção registra um passeio por duas mostras virtuais que abordam o trabalho do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha e seus esforços para o desenvolvimento da região. São exibidas obras dos mestres de ofício e de artistas da nova geração do artesanato da região, além de entrevistas com a curadora da mostra, Maria das Dores Pimentel Nogueira.

Ainda na segunda e também na quarta, 28 de julho, às 14h, será ministrada a oficina virtual Colorindo o mundo: autorretratos com Anita Malfatti e o sertão. A atividade é gratuita e aberta a crianças a partir de 9 anos. As vagas são limitadas a 20 participantes, que poderão participar de um ou dois dias de atividades, com direito a certificado. Os encontros serão realizados na plataforma Zoom. As inscrições podem ser feitas neste link.

Às 16h, a playlist Poéticas ameríndias estará disponível no canal Cultura UFMG no YouTube. A coletânea reúne vídeos de canções disponíveis na web, em diálogo com o tema geral desta edição do Festival. A seleção foi feita pelo professor Eduardo Rosse, da Escola de Música.

Rodas de conversa
Duas rodas de conversa também serão realizadas nesta segunda-feira. A primeira, Poéticas insurgentes, às 17h, reúne editores da revista Guaicurus, do Centro Cultural UFMG, e três escritores poetas que contribuirão com artigos no quinto número da publicação: Fabrício Fernandino, diretor do Centro Cultural, Leda Martins, poeta, ensaísta, dramaturga e professora aposentada da Faculdade de Letras da UFMG, Edimilson de Almeida Pereira, poeta, ensaísta e professor na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, Sebastião Nunes, escritor e artista gráfico, e Sueli Maxakali, fotógrafa, cineasta e liderança Maxakali.

A segunda Mário de Andrade, modernista mineiro, às 19h30, propõe uma conversa sobre múltiplas relações de Mário de Andrade com o Modernismo mineiro. A atividade contará com a presença de Helena Bomeny, professora de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), André Botelho, professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Maurício Hoelz, professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Ecoperformance e texturas sonoras
Às 18h30, será realizada uma ecoperformance de Jaider Esbell, artista multimídia do povo Macuxi, que explora recursos dos ecos sonoros em uma apresentação sobre ancestralidade e diálogo com os saberes indígenas.

À noite, às 21h, será exibido o curta-metragem MMM - Modernismo por Minas Mundo, que retrata o Modernismo como movimento cultural, com base em depoimentos de pesquisadores que integram o projeto MinasMundo. Parceiro do 53º Festival de Inverno UFMG, o MinasMundo é uma rede de cooperação que reúne 50 pesquisadores de diferentes instituições, sob a coordenação de cinco universidades: UFMG, Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Princeton, Estadual de Campinas (Unicamp) e Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Além do curta-metragem também serão exibidas as texturas sonoras Afinação na encruzilhada e Você vai lá pro sertão, que unem passagens de O recado do morro, de João Guimarães Rosa, aos sons, cantos e rituais da região de Cordisburgo, Jequitibá e entorno. As montagens, que agregam voz, música, sons e texto, foram concebidas por Sérgio Bairon.

A programação do 53º Festival de Inverno UFMG está disponível no site do Festival. Com exceção da oficina Colorindo o mundo, as demais atrações desta segunda-feira serão transmitidas pelo canal Cultura UFMG no YouTube.

Descrição Imagem
O artista macuxi Jaider Esbell explora recursos dos ecos sonoros Divulgação