Abertas inscrições para especialização em ergonomia

Conjunto de conhecimentos sobre a inserção do homem no ambiente de trabalho, a ergonomia visa influenciar a concepção dos instrumentos, máquinas e sistemas técnico-organizacionais, segundo critérios de qualidade, saúde e eficiência. As bases desse escopo serão aprofundadas no Curso de especialização em Ergonomia (Ceergo), que recebe inscrições até 9 de julho. As aulas começarão no segundo semestre.

A formação tem o objetivo de capacitar profissionais para realizar análise ergonômica do trabalho e aplicá-la na transformação das situações do ofício. A ênfase em projetos orienta o conjunto de disciplinas para a construção de soluções inovadoras para os problemas relativos às condições de trabalho e à eficiência dos sistemas produtivos.

O curso visa, ainda, desenvolver em seus alunos a capacidade de propor soluções para os problemas identificados com base não apenas na metodologia da análise ergonômica, mas também nos métodos mais atualizados de concepção e implantação de intervenções via projeto (organizacional, de sistemas informatizados, produtos ou espaços de trabalho).

Na primeira fase, disciplinas teóricas introdutórias servirão de preparação para a realização de projetos de intervenção e análise de situações de trabalho. A segunda fase, prática, consistirá no acompanhamento dessas intervenções nas quais se pretenderá identificar os determinantes de uma situação e estabelecer as causas dos problemas identificados e as contradições entre a organização e a atividade de trabalho. As atividades deverão resultar numa monografia.

Público
O curso é destinado a profissionais de nível superior, como engenheiros, arquitetos, desenhistas industriais, profissionais em saúde e segurança (médicos do trabalho, higienistas, engenheiros de segurança) e outros profissionais interessados na saúde do trabalhador (cipistas, sindicalistas).

O valor da inscrição é de R$ 30, e o valor total do curso é de R$ 10,8 mil, dividido em 16 parcelas de R$ 675. As aulas serão ministradas em módulos quinzenais, às sextas-feiras, nos períodos da manhã e tarde, e aos sábados, no período da manhã, na Escola de Engenharia, campus Pampulha.

São ofertadas 40 vagas, e o curso só será realizado se houver ao menos 20 alunos matriculados. Outras informações estão no edital e no site da Fundação Christiano Ottoni.