Evento acadêmico

Abertura do primeiro semestre letivo de 2023

Conferências de dois professores do Departamento de Comunicação Social e aula magna da ministra Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação, marcam, nesta segunda-feira, 20 de março de 2023, a abertura do primeiro semestre letivo de 2023 na UFMG. A Universidade recebe, nesta semana, cerca de quatro mil calouros, entre aprovados no Sisu, no Vestibular de Habilidades e nos processos de transferência, obtenção de novo título e vagas suplementares indígenas.

As duas conferências abordam o tema Universidade, cidadania e defesa da democracia. A primeira será ministrada a partir das 9h, pelo professor Carlos Frederico de Brito d'Andrea. Mais tarde, às 19h, a apresentação ficará a cargo de Geane Carvalho Alzamora. Ambas serão realizadas no auditório nobre do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1), no campus Pampulha. Os dois professores participam do Programa de Formação Cidadã em Defesa da Democracia, lançado pela UFMG em setembro de 2022, em consonância com o Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ciência para o desenvolvimento
Primeira mulher a dirigir o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a ministra Luciana Santos falará sobre o desenvolvimento nacional, tendo como base o tripé que dá nome ao ministério. A aula magna, intitulada Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento nacional, começa às 15h, no auditório da Reitoria, com abertura da reitora Sandra Goulart.

Em seguida, a ministra fará uma visita às instalações do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), onde vai conhecer o CTVacinas, que dará origem ao Centro Nacional de Vacinas, o Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno (CT Nano) da UFMG e as instalações que abrigarão a nova unidade Embrapii, com foco em saúde, que está em processo de implantação e será a terceira na Universidade. O objetivo do projeto, que une quatro centros de tecnologia e inovação, é apoiar empresas, por meio de transferência de conhecimento, no desenvolvimento de fármacos, novas terapias e vacinas.

Passeios e rodas de conversa
De terça, 21, a sexta-feira, 24, a programação da recepção segue com rodas de conversa sobre temas variados – realizadas na Tenda Viver UFMG, instalada na Praça de Serviços do campus Pampulha – e passeios pelo campus, incluindo a Estação Ecológica, o Museu de Ciências Morfológicas e o Jardim Mandala, localizado na Faculdade de Educação (FaE).

Leia mais sobre as atividades de recepção nesta matéria do Portal UFMG.

Descrição Imagem
Movimentação de estudantes no campus Pampulha: quatro mil calouros iniciam sua vida universitária nesta semana Raphaella Dias | UFMG

19 a 20 de março de 2023

CAD 1, auditório da Reitoria e BH-TEC