Evento acadêmico

Aula de fotojornalista do canal Al Jazeera abre Formação Transversal em Estudos Internacionais

Ver cartaz do evento >

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG realiza, no dia 3 de setembro, às 11h15, no Auditório A104 do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2) da UFMG, a aula inaugural da Formação Transversal em Estudos Internacionais, com a apresentação 100 Faces dos Refugiados Rohingya, ministrada pelo fotojornalista Showkat Shafi, do canal de notícias Al Jazeera.

Aberta ao público e sem necessidade de inscrição prévia, a apresentação será em inglês e não haverá tradução simultânea.

Na palestra, Shafi apresentará retratos de cem refugiados, com idades entre três e 95 anos, que faziam parte dos cerca de 730 mil Rohingya forçados a fugir para Bangladesh pelo exército de Mianmar. À medida que o êxodo cresceu e milhares de tendas improvisadas foram erguidas apressadamente, Showkat viajou para Bangladesh para documentar a crise humanitária que se desenrolava. O fotojornalista voltou seis meses depois para falar com os sobreviventes e tentar colocar um rosto em sua história.

Formação Transversal em Estudos Internacionais

Lançada no segundo semestre de 2019, a Formação Transversal em Estudos Internacionais (FTEI) é uma nova oferta de disciplinas optativas no nível de graduação, ministradas em língua inglesa ou espanhola, com enfoque internacional ou comparado, com o objetivo de proporcionar uma ambiência plural em termos nacionais, étnicos e valorativos.

A Formação engloba 19 disciplinas, divididas entre diversas áreas do conhecimento, que podem ser cursadas por estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG, servidores técnicos e administrativos da instituição e membros da comunidade externa. Outras informações estão disponíveis no site da DRI.

Sobre Showkat Shafi

Showkat Shafi trabalha como fotojornalista no canal Al Jazeera English em Doha, no Qatar, tendo feito coberturas neste e em outros países, como Áustria, Butão, Nepal, Bangladesh, Israel, Palestina e Alasca (EUA). Ele também trabalhou extensivamente no subcontinente indiano, documentando as vidas, lutas e resiliência daqueles cujas histórias não seriam contadas de outra forma. Seu olhar atento para trazer a humanidade em uma situação manteve seu foco em direitos humanos, cultura e religião.

Seus ensaios fotográficos foram reconhecidos mundialmente por entidades de maior prestígio: Showkat Shafi foi o vencedor do prêmio Drum Online Media Award de Melhor Fotografia de 2017 e Melhor Uso de Fotografia de 2019, além de ser um homenageado oficial no 23º Prêmio Anual Webby. Ele também possui mestrado em Jornalismo pela Kashmir University, na Índia.

Descrição Imagem
CAD 2 sedia aula inaugural Foto: Lucas Braga/UFMG

Ficha técnica

Formação Transversal em Estudos Internacionais