Evento cultural

Bar mais antigo de Belo Horizonte é homenageado com escultura no Centro Cultural

O Bar do Orlando será homenageado pelo artista Wladimir Pierre, graduando da Escola de Belas Artes da UFMG (EBA), em exposição no Centro Cultural UFMG. A instalação poderá ser visitada pelo público a partir desta terça-feira, 25 de abril de 2023, às 19h.

A obra é uma miniatura do bar mais antigo em atividade em Belo Horizonte. Wladimir fez uma pesquisa detalhada sobre sua história. Ele visitou o local diversas vezes, tirou fotos do estabelecimento e observou detalhes da arquitetura, decoração e do ambiente em geral. Para criar os elementos que compõem a escultura, utilizou papel reciclável, madeira, espuma e tintas. A fachada é realista, e o interior do bar tem garrafas de bebidas e copos espalhados pelo balcão, além de mesas e cadeiras para os clientes. Também há quadros nas paredes, luminárias e um banheiro.

"O objetivo dessa escultura é homenagear um dos locais mais icônicos de Belo Horizonte, que faz parte da cultura e história da cidade. É uma forma de preservar a memória desse bar tradicional e transmiti-la para as próximas gerações", conta Wladimir.

A curadoria é do professor da EBA Fabrício Fernandino, diretor do Centro Cultural. Visitas podem ser feitas até 28 de maio, de terça a sexta, das 9h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. A entrada é gratuita e aberta ao público. O evento integra o projeto Escultura no Centro, que dá visibilidade aos trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura.

Descrição Imagem
Wladimir Pierre sobre a obra: "É uma forma de preservar a memória desse bar tradicional e transmiti-la para as próximas gerações” Foto: divulgação

Exposição Bar do Orlando
por Wladimir Pierre