Evento acadêmico

Biblioteca Universitária oferece série de apresentações on-line sobre bases de dados

Começa nesta quinta-feira, 30 de julho de 2020, uma série de apresentações on-line oferecidas pela Biblioteca Universitária em parceria com editoras cujos conteúdos são assinados pelo Portal Capes. As inscrições estão abertas e devem feitas por meio de acesso aos links de cada plataforma.

A apresentação de hoje, das 15h às 16h, será sobre a plataforma multidisciplinar Science Direct. Ela oferece desde textos completos de artigos de revista revisados por pares até livros de referência de várias disciplinas como bioquímica, genética e biologia molecular, química, medicina clínica, engenharia e medicina veterinária.

Na segunda-feira, 3 de agosto, das 15h às 16h30, o tema do webinar será a plataforma Scopus, base de dados multidisciplinar de resumo e citações da literatura científica que possibilita desenvolver estudos bibliométricos e avaliações da produção científica. Ela também reúne ferramentas para analisar perfis de autor e de instituição, rastrear citações, calcular índice H e analisar periódicos.

No dia 4 de agosto, das 14h às 15h, será a vez do gerenciador de referências Mendeley, solução gratuita para armazenar, organizar, compartilhar, ler e fazer anotações em artigos. A plataforma também funciona como uma rede social com fins exclusivamente científicos e acadêmicos para gerir publicações on-line e possibilitar conexões entre pesquisadores.

Estão programadas, ainda, para a tarde do dia 12 e para a manhã de 26 de agosto apresentações sobre o Portal de Periódicos da Capes, que vão fornecer o passo a passo de acesso doméstico ao Portal da Capes e orientações para fazer pesquisas por assunto, periódicos, livros e bases de dados, bem como dicas de buscas.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-4627.

(Com Assessoria de Comunicação da Biblioteca Universitária)