Evento acadêmico

Causas e consequências dos incêndios no Pantanal serão debatidas em webinars

Incêndios de grandes proporções avançam de forma avassaladora sobre o Pantanal – bioma que detém a maior planície inundável do planeta e é santuário de biodiversidade. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desde o início de 2020, já foram registrados cerca de 15 mil focos de calor na região. O número é o maior desde 1999, quando o Instituto, que é referência no país nesse tipo de levantamento, começou a monitorar as queimadas na região.

Análises sobre a crise ambiental na região serão feitas em dois webinars nos dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2020. No primeiro, na terça, a partir das 19h, o convidado é o analista ambiental Christian Niel Berlinck, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Ele abordará o tema Incêndios no Pantanal: causas, comportamento do fogo e consequências.

Segundo Berlinck, o Pantanal experimenta uma intensa seca desde 2019. “A redução das chuvas diminuiu a quantidade de água nos rios e na planície de inundação, deixando solos e vegetação extremamente secos. Os impactos do fogo resultam em danos econômicos à agropecuária e ao turismo. A transformação da paisagem e a perda de biodiversidade são incalculáveis”, projeta.

O professor José Eugênio Côrtes Figueira, do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução do ICB, coordena a disciplina Ecologia do fogo. Ele alerta para a necessidade de entender como são os incêndios no Pantanal e seus efeitos e de sensibilizar as pessoas na luta contra a destruição da natureza. “Os incêndios no Pantanal se somam aos da Amazônia, do Cerrado e de outros ecossistemas do Brasil e do planeta. Eles são prenúncio de um desastre ambiental em escala sem precedentes e que parece cada vez mais iminente", sustenta.

Construção de soluções
Na quinta-feira, dia 1º, também às 19h, será a vez da cientista política e antropóloga Alice Thuault falar sobre a situação das queimadas no Pantanal sob a perspectiva de sua experiência no Instituto Centro de Vida (ICV), onde atua como diretora adjunta e lidera a construção de soluções concretas para evitar o desmatamento e mitigar as mudanças climáticas.

Os webinars resultam de parceria entre a Pró-reitoria de Extensão (Proex), por meio da Diretoria de Divulgação Científica (DDC), e o Programa de Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre (ECMVS), do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Os eventos serão transmitidos pelo canal da Proex no YouTube.

Os palestrantes
Desde 2010, Christian Niel Berlinck atua como coordenador de Prevenção e Combate a Incêndios do ICMBio, onde foi chefe do Parque Nacional da Chapada Diamantina, de 2008 a 2010. É graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre e doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB). Ele tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em educação ambiental, geoprocessamento, participação social, conservação ambiental, gestão de unidades de conservação, prevenção e combate de incêndios florestais.

Alice Thuault trabalha há 15 anos no ICV, organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) com sede no Mato Grosso (MT). Ela atua na implementação de pesquisas sobre dinâmicas do uso do solo, políticas climáticas e governança florestal e na articulação com diferentes atores sociais para construção de soluções compartilhadas de sustentabilidade.

Descrição Imagem
Incêndios de grandes proporções e quase incontroláveis avançam sobre o Pantanal Christiano Antonucci / Fotos Públicas / CC BY-NC 2.0