Evento cultural

Cis-heteronormatividade é problematizada em espetáculo do TU neste sábado

Ver cartaz do evento >

Vânia: abençoada pela deusa e bonita por natureza, mas que beleza! é o espetáculo que será apresentado neste sábado, 15 de julho de 2023, às 11h, na Sala Preta, localizada no anexo do Teatro Universitário da UFMG (fundos da Escola de Belas Artes), no campus Pampulha. O evento, gratuito e aberto ao público, é promovido pelo projeto de extensão da UFMG Teatre: Processos Criativos em Artes Cênicas.

"Qualquer um pode ser Vânia e ser julgado por sua beleza e capacidade de amar. Em um mundo onde as aparências horrendas são valorizadas, ser bonito é um crime, mesmo com todos buscando uma estética perfeita por trás dos panos", diz o texto de divulgação. A peça, organizada pela quarta turma do Teatre, promove discussão sobre a cis-heteronormatividade (norma social que considera legítima e aceitável apenas a condição das pessoas que se identificam com seu corpo biológico e que são heterossexuais).

Vânia é escrita e estrelada por Allane Machado, Bia Pimentel, Dora Campos, Iza Oliveira, Lyan Marks, Nathan Funchal, Nick Isidoro, Rosa Dornas e Sócrates Ávila. A direção é de Dolly Piercing e Morena Martins, com coordenação de Ricardo de Figueiredo.

Estéticas desviantes
O projeto de extensão Teatre: Processos Criativos em Artes Cênicas e o curso homônimo abordam referências, artes e estéticas desviantes das normas cis-heteronormativas, com enfoque em sujeitos trans, travestis, transformistas e artes drags. Nesse contexto, são promovidos debates para compartilhamento de conceitos básicos de teatro, com espaço para troca de experiências e produção de conteúdos cênicos individuais e coletivos.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail teatreprocessoscriativos@gmail.com.

Peça teatral Vânia: abençoada pela deusa e bonita por natureza, mas que beleza!
Data: 15 de julho de 2023
Horário: 11h
Local: Sala Preta – anexo do Teatro Universitário da UFMG campus Pampulha (fundos da Escola de Belas Artes)

13 a 15 de julho de 2023