Evento acadêmico

Congresso na UFMG vai discutir estratégias de defesa da vacinação; inscrições para trabalhos estão abertas

Estão abertas as inscrições para o Congresso brasileiro: defesa da vacinação – desafios e estratégias, que ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro de 2023, no Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1), no campus Pampulha da UFMG. Interessados podem se inscrever gratuitamente e submeter resumos até dia 21 de outubro por meio do site da Even3.

Promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Vacinação (Nupesv) da Escola de Enfermagem da UFMG, o evento discutirá os desafios e estratégias na produção do conhecimento sobre vacinação e suas diferentes formas de publicação e disseminação. O congresso faz parte das comemorações dos 90 anos da Escola de Enfermagem e dos 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI). São esperados cerca de 650 participantes.

Coberturas vacinais e pesquisas
Palestras, sessões temáticas de experiências exitosas dos municípios direcionadas ao aumento das coberturas vacinais, apresentações de trabalhos científicos e lançamento da liga Unidos pela vacina compõem a programação. Entre os convidados, estão profissionais de saúde que são referências em imunização, coordenadores da Vigilância Epidemiológica, representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, da Fiocruz, dos conselhos municipais de Saúde e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, além de pesquisadores, professores, gestores e estudantes.

Na mesa de abertura, dia 21, às 9h, estarão presentes a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, o diretor do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti, a presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, Lourdes Machado, a diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, Sônia Maria Soares, a coordenadora do evento, Fernanda Penido Matozinhos, o chefe do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Saúde Pública, Ed Wilson Rodrigues Vieira, e a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFMG, Kleyde Ventura de Souza.

Doenças imunopreveníveis
"Com o complexo cenário de queda da cobertura vacinal que se instala no Brasil, existe uma crescente preocupação com a criação de estratégias que visem ao aumento da cobertura vacinal. Para além do monitoramento, são imprescindíveis estratégias, como a discussão em eventos científicos. Por isso, uma de nossas discussões será o comprometimento da imunidade coletiva que, por ser agravada pela pandemia de covid-19, causou o aumento do risco de circulação de doenças imunopreveníveis na população infantil", explica Fernanda Matosinhos.

Descrição Imagem
Coberturas vacinais, apresentações de trabalhos científicos e o lançamento da liga ‘Unidos pela vacina’ compõem a programação do congresso Foto: Tony Oliveira | Agência Brasília

Ficha técnica

Congresso brasileiro: Defesa da vacinação – desafios e estratégias
Data: 21 a 22 de novembro de 2023
Local: Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1) – campus Pampulha da UFMG
Inscrições até 21 de outubro pelo site da Even3
Evento gratuito

Serviço

2 de setembro a 21 de outubro de 2023

Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1)

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca

Campus Pampulha